Minhotos exigem que todos os pressupostos financeiros sejam cumpridos à risca, russos garantem que o acordo está fechado
O processo de transferência de Rodrigo Zalazar para o Zenit São Petersburgo encontra-se envolto em incertezas, à medida que o médio uruguaio aguarda o desfecho das trocas de documentação e das garantias bancárias necessárias entre o SC Braga e o clube russo. Zalazar, que já viajou para os Emirados Árabes Unidos, juntou-se ao estágio do Zenit em Abu Dhabi, onde realizou os exames médicos e tudo parecia encaminhado para a transferência por 15 milhões de euros, com mais cinco milhões em variáveis.
Contudo, os últimos dias trouxeram dúvidas ao processo, sobretudo devido à falta de oficialização da transferência. O SC Braga aguarda garantias bancárias e o cumprimento de outros procedimentos essenciais para dar luz verde ao negócio. António Salvador, presidente dos minhotos, mantém uma posição de firme, exigindo que todos os pressupostos financeiros sejam cumpridos à risca. Fontes próximas do clube reforçaram que há uma política de “tolerância zero” para facilitar o acordo nas condições atuais.
Apesar do impasse, as informações sobre o negócio têm sido contraditórias. Alexander Medvedev, diretor-geral do Zenit, reagiu de forma assertiva às questões levantadas, desmentindo a possibilidade de a transferência falhar por falta de garantias bancárias. O dirigente garantiu que o acordo será concretizado dentro dos parâmetros já estabelecidos. Segundo Medvedev, o médio uruguaio deverá ser integrado na equipa em breve, num negócio que poderá ser finalizado até ao dia 20 de fevereiro, data limite para o encerramento da janela de transferências na Rússia.
Porém, as divergências entre Braga e Zenit tornam-se ainda mais evidentes quando analisadas as posições de ambos os clubes. Do lado dos minhotos, não há qualquer indício de um pedido para o regresso de Zalazar, que tem sido uma das peças-chave da equipa desde a sua chegada. Com um registo impressionante de 14 golos e 17 assistências em 70 jogos ao serviço do Braga, o médio é visto como um ativo valioso.
Entretanto, os rumores sobre possíveis alternativas do Zenit, como a contratação de Gerson, do Flamengo, também parecem ter perdido força.