No rescaldo da eufórica conquista da Liga das Nações frente à Espanha, Nuno Mendes foi um dos porta-vozes da ambição e humildade da Seleção Nacional. À chegada a Portugal esta segunda-feira, o lateral do PSG desvalorizou a hipótese de vencer a Bola de Ouro, mas não escondeu o grande objetivo do grupo para o futuro: “Temos tudo para fazer um grande Mundial”.
A Seleção Nacional regressou a casa esta segunda-feira debaixo de uma onda de entusiasmo, após ter conquistado a Liga das Nações 2024/2025 numa final emocionante contra a Espanha (resolvida nos penáltis por 5-3, após um empate 2-2). Nuno Mendes, uma das figuras da equipa e a viver um ano de sonho tanto no Paris Saint-Germain como na Equipa das Quinas, prestou declarações aos jornalistas e abordou o seu futuro e as ambições de Portugal.
“Bola de Ouro? Não me Foco Nisso”: A Humildade do Lateral Leonino
Questionado sobre se a sua excelente temporada e as recentes conquistas o colocavam na corrida pela Bola de Ouro, Nuno Mendes mostrou-se focado no coletivo e pragmático quanto às suas hipóteses individuais. “Agora vou descansar porque ainda tenho mais jogos,” começou por afirmar, antes de abordar diretamente o prestigiado prémio.
“Bola de Ouro? Jogo o meu futebol, há jogadores que estão mais próximos. Não me foco muito nisso”, declarou o internacional português, colocando o sucesso da equipa acima de qualquer distinção pessoal e reconhecendo a existência de outros fortes candidatos ao galardão.
Ambição Máxima no Mundial: “Como é Óbvio, Queremos Ganhar”
Se no plano individual a postura é de humildade, no que toca aos objetivos da Seleção Nacional, a ambição é máxima. Com o Campeonato do Mundo de 2026 no horizonte, Nuno Mendes não tem dúvidas sobre o potencial do grupo liderado por Roberto Martínez.
“Todos são candidatos a ganhar o Mundial. Temos uma seleção muito boa e como é óbvio queremos ganhar,” assegurou o lateral. A confiança na qualidade do plantel é total: “Temos qualidade, jogadores com muita qualidade. Temos tudo para fazer um grande Mundial”, acrescentou, deixando uma mensagem de esperança aos portugueses.
Aos 22 anos, Nuno Mendes assume-se cada vez mais como uma peça fundamental tanto no seu clube como na Seleção, e as suas declarações refletem a mentalidade de um grupo que, após a conquista da Liga das Nações, já sonha com voos ainda mais altos.