A temporada e o Campeonato de Fórmula 1 de 2025 abriu oficialmente o seu livro de memórias. com as primeiras sessões de treinos livres no Grande Prémio da Austrália, em Albert Park, Melbourne.
Sob um céu azul e o calor característico do circuito, Lando Norris, da McLaren, ditou o ritmo, mas não sem algumas surpresas e desilusões pelo meio!
1ª Sessão de Treinos Livres
Após semanas de antecipação e projeções, o cronómetro finalmente falou mais alto. Lando Norris, com uma volta de 1m17,252s, mostrou que a McLaren está pronta para lutar na frente, superando Carlos Sainz, da Williams, por 0,149s. Um arranque promissor para a equipa britânica, que parece, pelo menos para já, ter encontrado o equilíbrio certo para o circuito australiano, que é sempre muito desafiante, tanto para as equipas e em especial para os pilotos.
Além dos experientes na modalidade, há que referir que um quarto da grelha de partida é composto por novos nomes. Liam Lawson (Red Bull), Kimi Antonelli (Mercedes), Jack Doohan (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) fizeram as suas estreias, cada um com o seu próprio conjunto de desafios.
Todavia, foi Bearman, em particular, que sentiu na pela a pressão, podendo dizer-se que teve um dia para esquecer. Após ter perdido o controlo do seu Haas na chicane das curvas 9/10, embateu fortemente no muro, provocando uma bandeira vermelha. Felizmente, o jovem piloto saiu ileso, porém não se pode dizer o mesmo do carro, que, visivelmente sofreu danos significativos.
A test of grit… and gravel 🧐
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
The drivers were testing the limits in our first practice sessions 🤏#F1 pic.twitter.com/aME6enSM8q
A sizeable shunt for Ollie Bearman in FP1 😢
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
He thankfully walked away from the incident unharmed#F1 #AusGP pic.twitter.com/U4wEvf4HyB
A mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari foi um dos grandes destaques e um dos tópicos mais falados, noticiados e comentados nos últimos tempos, além de uma das maiores expectativas para o Campeonato de Fórmula 1 de 2025. Verdade seja dita, todos os olhos estavam postos na sua estreia com a equipa italiana. O heptacampeão mundial terminou a sessão em 12º, admitindo ter “lutado para virar o carro”, o que mostra que ainda há bastante trabalho a fazer, no que diz respeito à adaptação tanto do piloto à equipa como o contrário.
Em suma, A primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio da Austrália de 2025, que abre o Campeonato Mundial de F1, trouxe algumas surpresas e momentos de destaque. Lando Norris, da McLaren, demonstrou um ritmo forte, alcançando o melhor tempo da sessão e Carlos Sainz, agora na Williams, continuou a impressionar, garantindo o segundo lugar e mostrando uma adaptação rápida e notável à nova equipa. As restantes equipas do primeiro pelotão, tendo em conta o tempo por volta, mostraram que a competição será animada. Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em terceiro lugar, seguido por Oscar Piastri, da McLaren e, Max Verstappen, da Red Bull.

2ª Sessão de Treinos Livres
A segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, realizada também durante a madrugada, hora de Portugal, revelou algumas mudanças no topo da tabela de tempos, com Charles Leclerc a assumir a liderança.
O piloto da Ferrari registou o melhor tempo de 1:16.439, demonstrando um ritmo particularmente forte nas simulações de qualificação. Leclerc conseguiu superar a dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, equipa que, ainda assim, manteve a consistência demonstrada na primeira sessão, com Piastri e Norris a garantirem posições no três primeiros lugares.
A little bit of tension between McLaren and Red Bull?
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
We've seen this one before… 👀#F1 #AusGP pic.twitter.com/s6iD27o0Uo
Quick, got to duck for cover! 🦆#F1 #AusGP pic.twitter.com/q5MUx56ACq
— Formula 1 (@F1) March 14, 2025
Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, em voltas também elas com grande velocidade, alcançou a quarta posição, logo seguido de Lewis Hamilton, da Ferrari, que também melhorou significativamente o seu desempenho em relação à primeira sessão, terminando em quinto lugar.
Esta segunda sessão foi ainda aproveitada para muitas equipas se começarem a focar em simulações de corridas, tentando ao máximo replicar o ritmo pretendido para a corrida de domingo. Ao contrário da primeira sessão, não houve qualquer incidente na segunda sessão, decorrendo esta sem grandes interrupções. No fim da tabela ficou o piloto Brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, com o tempo de 1min17s847, sendo o 18° colocado na tabela.
Em resumo, a segunda sessão de treinos livres do GP da Austrália, a contar para o Campeonato de Fórmula 1 de 2025, mostrou uma Ferrari com bom ritmo, o que pode dar indícios que está pronta para disputar pontos importantes com a Mclaren, mas também que, e principalmente as equipa de todo, estão ainda todas numa fase de descoberta de potencial para a nova temporada. A expectativa é alta, portanto, prevendo-se uma luta muito interessante de se ver para a Qualificação.

Para amanhã, sábado, dia 15 de março, irá acontecer a terceira Sessão de Treinos Livres, às 1h30 e a Qualificação às 05h00, horas portuguesas, com transmissão em direto no canal DAZN5. Para domingo, dia 16, está reservado o grande evento do fim de semana, com a corrida marcada para as nossas 04h00.
Siga-nos para mais notícias aqui.