No último adeus ao fundador da SIC e do Expresso, a família revelou o lado leonino de Francisco Pinto Balsemão, símbolo da paixão e união entre gerações
O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, encheu-se para o derradeiro adeus a Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro, fundador da SIC e do Expresso, e uma das figuras mais marcantes da vida pública portuguesa. Mas foi um detalhe inesperado, partilhado pelo filho Francisco Pedro Balsemão, que arrancou um sorriso entre lágrimas e fez ecoar o nome do Sporting Clube de Portugal num momento de emoção e memória.
“Entre nós há de tudo… e felizmente, todos sportinguistas”
Durante a sua intervenção na cerimónia fúnebre, o atual CEO do Grupo Impresa quis sublinhar o lado humano e familiar do pai, recordando o seu amor pela comunicação, pela liberdade e também pelo desporto — mais concretamente, pelo clube do coração.
“Através do seu amor, dos seus valores e do seu exemplo, construiu uma família que tudo fará para manter o seu legado”, começou por dizer.
Logo depois, num tom mais descontraído, deixou escapar o detalhe que simboliza a coesão familiar e a herança desportiva transmitida por Pinto Balsemão:
“Entre nós há de tudo: gestores, empreendedores, espíritos livres, futuros advogados, designers, astronautas em formação, artistas, radialistas, e felizmente, todos sportinguistas.”
A referência ao Sporting provocou um momento de leveza no meio da solenidade, mostrando que o espírito leonino do patriarca continua vivo entre filhos, netos e bisnetos.
Uma paixão de vida inteira
Francisco Pinto Balsemão nunca escondeu o amor ao Sporting. Era presença regular em eventos do clube e manteve ao longo da vida uma relação de respeito e admiração pelo universo verde e branco, que via como um reflexo dos valores que defendia: ética, meritocracia e dedicação.
O sportinguismo de Balsemão acabou por se tornar uma marca de família. “Felizmente, somos todos sportinguistas”, destacou o filho, num gesto simbólico que resumiu o espírito de união que o patriarca deixou como herança.
Um legado que ultrapassa o jornalismo
No mesmo discurso, Francisco Pedro Balsemão lembrou ainda que o pai deixa 20 descendentes, entre filhos, netos e um bisneto — o pequeno Martim, nascido há pouco mais de uma semana.
“Somos unidos, fortes e divertidos como ele quis. O nome Balsemão é sinónimo de valores forjados ao longo de 88 anos de vida que são únicos.”
No final, o aplauso que ecoou nos Jerónimos soou também como um tributo leonino, a um homem que viveu com paixão, determinação e um amor inabalável pelas causas em que acreditava — entre elas, o Sporting Clube de Portugal.











