Calors Vicens, bem como vários jogadores minhotos, falaram aos microfones da Sporttv, no final da partida com o Friburgo que ditou o adeus à comeptição europeia.
Carlos Vicens “orgulhoso” do Braga
Expulsão do Dorgeles é um momento que marca o jogo?
“Saio orgulhoso da eliminatória que fizemos, penso que fomos a equipa que merecia estar na final, mas há ocasiões em que a energia e o que passa no futebol, que é um reflexo da vida, vão-te dando a informação que não vai cair para o teu lado. Mas parabéns ao Friburgo, que lutaram muito. Não podia estar mais orgulhoso, tanto deste como do último jogo. A equipa em nenhum momento utilizou as baixas como desculpa, tentou sempre ir atrás da eliminatória e do objetivo. Colocando em perspetiva, vamos ver isto como uma temporada histórica e exemplar. Tenho um grupo de jogadores que deixam a pele em campo e este jogo foi reflexo disto. O jogo às vezes sorri-te, outras vezes não.”
Encontrou a fórmula do ataque mais tarde do que o normal:
“Sabíamos que não íamos ter tanto a bola como queríamos e optámos por essa troca. O mais fácil era o Zalazar ir para a frente, porque estava já quase nessa função semelhante, mas sentiu-se que, se o mantivéssemos à direita, havia relações diferentes com o Victor Gómez e o Pau Víctor, pelo que estava a dar, ia ser bom do lado esquerdo. Com o bloco mais alto, podíamos utilizá-los, tivemos uma oportunidade assim no final da primeira parte. Depois, acho que todos vimos a reação da equipa na segunda parte que, apesar do sofrimento, lutou. A equipa reagiu a momentos de sofrimento e fomos atrás do golo. Foi um dia triste pelo resultado, mas mais com orgulho pelo que foi jogado.”
No futuro, o Sp. Braga pode estar em mais decisões?
“Temos que trabalhar e disse aos rapazes no balneário. Na vida, podes ter situações em que cais, mas isso faz parte. A diferença é o que fazem quando caem e a equipa acho que se levanta, já demonstrou isso este ano. Estamos orgulhosos do esforço e é mais uma experiência acumulada. É um grupo de seres humanos que trabalha com um objetivo claro e tem de trabalhar para que, quando existam momentos destes, possam lutar e chegar longe, conseguindo os objetivos.”
Victor Gómez: “Esta equipa não merecia”
Há frustração pela derrota?
“Vou falar em espanhol, que as palavras assim saem melhor. Creio que esta equipa não merecia, é certo que o futebol é assim, tivemos dificuldades e eles são o justo vencedor. Mas creio que não se pode criticar nada à nossa equipa, só podemos sair com a cabeça alta e orgulho, por ter representado o Sp. Braga como merece. Dar tudo pelo minuto 0 até aos 95′ ou 96′. Quero agradecer a todos os adeptos que vieram até cá e que nos acompanharam toda a época na Europa. Vamos continuar.”
Fizeram várias posições, o Victor foi extremo e lateral
“Jogámos um pouco mais atrás contra o Rangers, na Fase de Liga, o empate foi justo e merecíamos a vitória. Hoje, mesmo em inferioridade numérica, demonstraram a garra que tiveram, a equipa fez um trabalho muito bom. Solidariedade, confiança um no outro, deixámos o esforço todo em campo.”
Final de jogo com a invasão, como classifica?
“Dentro de campo, as emoções são distintas, cá fora é muito mais fácil. O árbitro estava lá para arbitrar, o VAR para ver as situações polémicas, e mais nada. Viemos até aqui e é muito difícil chegar à final, felicito a equipa.”
Pau Víctor: “Queremos competir por tudo”
Análise ao jogo:
“Acho que o jogo foi-nos colocado ao contrário com a expulsão, não previmos essa situação. Cada um tinha que dar o máximo de si, jogadores em posições que não eram as suas. Estou contente por esta equipa, que luta como ninguém. Creio que, se conseguíamos o 3-2, tínhamos dado a volta no prolongamento. Mas tenho que dar os parabéns ao Friburgo, no próximo ano voltaremos a tentar”
Este é um momento para repetir, as decisões?
“Temos que analisar muitas coisas, queremos competir por tudo, construir um Sp. Braga grande e os adeptos merecem, com o ambiente incrível. Temos que continuar em frente e o orgulho que sinto por este clube é imenso, esta equipa demonstrou o que é o Braga em campo.”
João Moutinho: “Criámos oportunidades e podíamos ter feito dois ou três golos”
Análise ao jogo:
“Claro que nos limitou, jogar com 10, mas fizemos um excelente jogo. Mesmo com menos um tentámos fazer o nosso jogo, criámos oportunidades e podíamos ter feito dois ou três golos. Aos seis minutos tivemos a expulsão e ficou difícil. Mas é dar os parabéns à equipa, por aquilo que mostrou dentro de campo, pelo esforço e dedicação em procurar um resultado diferente e passar à final. Não conseguimos e é dar os parabéns ao Friburgo. É levantar a cabeça e continuar”
Demorou a encontrar a fórmula certa do ataque?
“Depois da expulsão tivemos que dobrar esforços, tivemos que estar nas posições uns dos outros e a compensar, fazendo parecer que éramos mais em campo. Queríamos que eles cometessem erros e conseguir ter oportunidades de golo. Infelizmente, não conseguimos concretizar e o futebol é isto, não conseguimos isso hoje, mas é levantar a cabeça e dar continuidade ao trabalho.”
Sente que a equipa foi traída em alguns momentos? Lances de arbitragem:
“Isso pode mudar tudo, são momentos do jogo, mas não nos podemos agarrar só a isso. Não é o penálti de Zalazar [primeira mão], assumiu ele podia ser outro. A responsabilidade é de todos e estamos orgulhosos. Demonstrámos que podíamos chegar à final. Este grupo tinha capacidade.”











