Com quase meio século de história, o circuito de Interlagos continua a ser um palco de feitos impressionantes, vitórias inesquecíveis e recordes que marcaram o automobilismo mundial.
Poucos circuitos conseguem conjugar história, emoção e imprevisibilidade como o Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido por Circuito de Interlagos. Desde 1972, o GP do Brasil de F1 — hoje denominado Grande Prémio de São Paulo — é uma das provas mais aguardadas do calendário, responsável por algumas das corridas mais marcantes na história da categoria rainha do desporto motorizado.

Circuito de Interlagos
Antes da grande reformulação do circuito de Interlagos, realizada no final dos anos 80, o circuito era bem mais longo e fisicamente exigente , com 7,9 km de extensão. O traçado original, inaugurado em 1940, incluía curvas de alta velocidade e trechos perigosos, sobretudo devido à falta de áreas de escape e às oscilações de relevo. A pista antiga era mais fluida, mas também mais arriscada, com curvas longas, inclinações acentuadas e condições de segurança que já não acompanhavam os padrões modernos da F1.
Com a reformulação que ocorreu em 1990, com o objetivo de cumprir as novas normas de FIA, passou a ter “apenas” 4.309 metros de extensão, contando com 15 curvas e 71 voltas de pura intensidade. O circuito de Interlagos é ainda conhecido pelo seu desnível acentuado, condições meteorológicas imprevisíveis e pela proximidade do público com os pilotos.
Com a reformulação foram adicionadas zonas de escape mais amplas, boxes modernizados e uma melhor drenagem da pista, essenciais para lidar com as constantes variações meteorológicas de São Paulo. Assim, Interlagos preservou o seu espírito original — rápido, técnico e imprevisível — tornando-se mais seguro, acessível e competitivo para o automobilismo contemporâneo.
🏆 Uma história feita de paixão e grandes momentos
A primeira edição oficial do GP do Brasil de F1 aconteceu em 1973 e, desde então, Interlagos tornou-se uma paragem obrigatória na F1. Só em 1978, 1981 e 1989 é que a prova foi transferida para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Após a pausa de 2020 — devido à pandemia de COVID-19 — o circuito voltou com novo nome e contrato renovado até 2025, consolidando-se como um dos símbolos da F1 moderna.
Nos anos 2000, o GP brasileiro ganhou ainda mais destaque ao encerrar a temporada mundial, sendo palco de despedidas emocionantes e finais de campeonato dramáticos. Um dos mais memoráveis aconteceu em 2008, quando Felipe Massa, então na Ferrari, venceu a corrida e parecia a caminho do título — até Lewis Hamilton, na última curva, ultrapassar Timo Glock e conquistar o campeonato por apenas um ponto. Este desfecho doloroso continua a ser até hoje, para os fãs brasileiros, um dos momentos mais intensos da história da F1.
📊 Recordes do GP de Interlagos
Mais vitórias por piloto:
O francês Alain Prost é o maior vencedor da história do circuito, com seis triunfos (1982, 1984, 1985, 1987, 1988 e 1990). Rival de Ayrton Senna durante vários anos, Prost dominou o traçado brasileiro em diferentes fases da sua carreira.
Mais vitórias por equipa:
A McLaren é a equipa mais vitoriosa em Interlagos, com 12 vitórias (entre 1974 e 2012). Os triunfos de Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Alain Prost e Jenson Button consolidaram o nome da equipa britânica no coração dos adeptos brasileiros.
Mais vitórias por país:
O Brasil lidera o ranking de vitórias no seu próprio circuito, com nove triunfos. Entre os vencedores destacam-se Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), José Carlos Pace (1975), Nelson Piquet (1983 e 1986), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2006 e 2008).
Volta mais rápida na qualificação:
Em 2018, Lewis Hamilton, ao volante da Mercedes V6 Turbo Híbrido, estabeleceu o recorde de 1min07s281, garantindo a pole position.
Volta mais rápida em corrida:
Também em 2018, o finlandês Valtteri Bottas marcou o recorde de 1min10s540 durante a prova, conduzindo igualmente uma Mercedes.
Maior público registado:
O recorde de assistência pertence a 2001, quando 174 mil fãs acompanharam o fim de semana completo de Fórmula 1. Em 2019, após as reformas no circuito, o público foi de 158.213 pessoas, o maior número desde então.
🏁 Interlagos, um palco eterno da emoção
O Circuito de Interlagos é um símbolo da paixão brasileira pela F1. Foi ali que o país vibrou com Senna, se emocionou com Massa e testemunhou finais de campeonato de cortar a respiração. Hoje, o Grande Prémio de São Paulo continua a representar o que há de mais vibrante na F1 — competitividade, espetáculo e história, sinal que Interlagos continuará a ser um dos grandes prémios mais interessantes da temporada.

O GP do Brasil de F1 decorre entre os dias 7 e 9 de novembro, numa etapa que se pode revelar crucial para a luta intensa a três pelo título do mundial de pilotos. Norris, Piastri e Verstappen, que apesar de pontualmente mais afastado, está ainda em plena luta, já que matematicamente tem todas as possibilidades para alcançar os pilotos da McLaren.









