Milan chegou á vitória impondo-se ao sprint
O ciclista esloveno Tadej Pogačar (UAE Emirates) deu início à sua época desportiva esta segunda-feira, alcançando o 10.º lugar na primeira etapa do UAE Tour. A vitória na tirada pertenceu ao italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), que se impôs ao sprint.
O percurso de 138 quilómetros, entre Madinat Zayed Shams Solar Park e Liwa Palace, terminou com Milan a cortar a meta em 3:31.34 horas, somando a sua terceira vitória da temporada. O neozelandês Finn Fisher-Black (Red Bull-BORA-hansgrohe) ficou na segunda posição, seguido pelo dinamarquês Tobias Lund Andresen (Red Bull-BORA-hansgrohe), ambos com o mesmo tempo do vencedor.
Na reta final da etapa, que apresentava uma ligeira inclinação, Pogačar , atual campeão do mundo, ainda tentou atacar, mas acabou por ser ultrapassado pelos sprinters mais velozes, concluindo a jornada no 10.º posto, também com o tempo de Milan.
O vencedor do Tour de France e do Giro d’Italia em 2024 inicia assim a sua caminhada na prova, encontrando-se atualmente a 10 segundos de Milan na classificação geral. Graças às bonificações, o italiano lidera com quatro segundos de vantagem sobre Fisher-Black e seis sobre Andresen.
Esta terça-feira, disputa-se a segunda etapa, um contrarrelógio de 12,2 quilómetros, com partida e chegada em Al Hudayriyat Island. Com as suas reconhecidas capacidades nesta especialidade, Pogacar poderá ter uma oportunidade para assumir o comando da prova.