A seleção nacional pode carimbar já esta terça-feira o bilhete para o Campeonato do Mundo. Para isso, precisa de vencer a Hungria e esperar por um resultado favorável em Dublin.
Portugal pode selar hoje o apuramento para o Mundial 2026, faltando ainda duas jornadas por disputar na fase de qualificação. O cenário é claro: a equipa orientada por Roberto Martínez tem de cumprir a sua parte frente à Hungria, no Estádio José Alvalade, e depois torcer por um deslize da Arménia na visita à Irlanda.
Se ambos os resultados se confirmarem, a Seleção Nacional garante já a passagem direta para o torneio que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México, mantendo o registo perfeito de presenças em todas as fases finais de Mundiais e Europeus neste século.
Vitória obrigatória diante da Hungria
O primeiro passo é simples: Portugal tem de vencer a Hungria. Uma derrota ou um empate adiam inevitavelmente a decisão para novembro. O conjunto nacional chega a esta partida motivado pelo triunfo sobre a Irlanda (1-0), no mesmo palco, com um golo de Rúben Neves aos 90+1 minutos.
Martínez não poderá contar com Rafael Leão nem Gonçalo Inácio, ambos dispensados por questões físicas, mas deverá manter a base da equipa que tem liderado o Grupo F com três vitórias em três jogos.
A calculadora em Dublin
Mesmo que Portugal vença, o apuramento só será matematicamente garantido se a Arménia não conseguir vencer a Irlanda, em Dublin. Em caso de empate ou derrota dos arménios, a diferença pontual ficará inalcançável para os restantes adversários, assegurando o nono apuramento da história da seleção para uma fase final de um Campeonato do Mundo.
Margem de segurança em novembro
Se o passaporte não for carimbado já, Portugal ainda terá mais duas oportunidades:
- 13 de novembro, visita novamente a Irlanda;
- 16 de novembro, recebe a Arménia no encerramento do grupo.
Com um percurso 100% vitorioso até agora, a seleção parte como favorita para selar o objetivo, mais uma vez sem depender de repescagens ou contas complicadas.






