Seleção portuguesa vence o Senegal por 3-2
A selecção portuguesa de futebol de praia garantiu este sábado a medalha de bronze no Campeonato do Mundo, ao bater o Senegal por 3-2, num encontro de atribuição do 3.º lugar marcado por emoção e várias reviravoltas.
Depois de ter sido afastada pelo Brasil nas meias-finais, com uma derrota por 4-2, a equipa das Quinas voltou a entrar em campo determinada a fechar a competição com uma vitória. No entanto, o desafio frente à formação africana revelou-se exigente, com os senegaleses a colocarem-se em vantagem por duas ocasiões, graças aos golos de Ninou Diatta e Sidy Fall.
A resposta lusa surgiu com garra no terceiro e último período do encontro. Um autogolo de Seydina Gadiaga abriu caminho à reviravolta, completada pelos tentos de Rui Coimbra e André Lourenço, que asseguraram o triunfo português.
Portugal, atual campeão europeu e vencedor de três edições do Mundial (2001, 2015 e 2019 — estas duas sob a organização da FIFA), melhora assim a prestação em relação à edição anterior, realizada em 2024 nos Emirados Árabes Unidos, onde caiu nos quartos de final.
A grande final do torneio será disputada esta tarde, pelas 16h30 (hora de Lisboa), colocando frente a frente o Brasil — campeão em título e recordista de conquistas — e a Bielorrússia.