Seleção nacional vai medir foças com a campeã mundial e campeã da Europa
A seleção portuguesa feminina de futebol terá um grande desafio pela frente ao medir forças com Espanha, Inglaterra e Bélgica no Grupo A3 da Liga A, na segunda edição da Liga das Nações. O sorteio, realizado em Nyon, na Suíça, determinou que Portugal, recém-promovido à divisão principal, terá pela frente adversárias de peso.
Sob a liderança de Francisco Neto, a equipa portuguesa chegou à Liga A e foi colocada no pote quatro do sorteio. Contudo, a sorte não sorriu às lusas, que terão que enfrentar a Espanha, atual campeã mundial, e a Inglaterra, campeã da Europa e vice-campeã mundial. A Bélgica, considerada um adversário teoricamente mais acessível, completa o grupo.
Os primeiros dois jogos desta fase estão agendados para o período entre 19 e 26 de fevereiro de 2025. Já a terceira e quarta rondas ocorrerão entre 2 e 8 de abril, e as jornadas finais acontecerão entre 28 de maio e 3 de junho.
A Liga A é composta por quatro grupos de quatro equipas, que se defrontam em partidas de ida e volta. Os vencedores de cada grupo garantirão um lugar na fase final da competição.
Para as restantes classificações, há muito em jogo: as duas primeiras posições de cada grupo asseguram a manutenção na Liga A, com impacto direto na qualificação para o Mundial de 2027, no Brasil. As seleções que terminarem em terceiro lugar defrontarão os segundos classificados da Liga B, com a equipa vencedora a garantir um lugar na Liga A. Já o último classificado será automaticamente despromovido à Liga B.
A fase final será novamente sorteada em Nyon, em 6 de junho de 2025. As meias-finais serão disputadas entre 22 e 28 de outubro, enquanto o jogo de atribuição do terceiro lugar ocorrerá entre 26 de novembro e 2 de dezembro, numa série de duas partidas.