Clube inglês aguarda momento oportuno para apresentar uma proposta atraente ao Sporting
A permanência de Pedro Gonçalves no Sporting ainda não está totalmente assegurada, dado que o médio-ofensivo atrai interesse de clubes europeus, especialmente em Inglaterra, onde o Aston Villa tem mostrado grande interesse há bastante tempo. O clube inglês não desistiu de tentar a sua contratação e planeia renovar os esforços durante este verão.
De acordo com informações obtidas pelo jornal O JOGO, o Aston Villa está atento aos movimentos do mercado, aguardando o momento oportuno para apresentar uma proposta atraente ao Sporting e ao jogador. Anteriormente, o clube inglês considerou fazer uma oferta na casa dos 40 milhões de euros. No entanto, Pedro Gonçalves é considerado um dos jogadores mais valiosos, senão “intocável” para Rúben Amorim, e a administração do clube de Alvalade recuou ao perceber que esse montante seria insuficiente para convencer a SAD leonina a libertar o atleta.
Proposta alemã também foi recusada
Os alemães do Bayer Leverkusen, demonstrando um perfil mais agressivo, ofereceram à SAD do Sporting, presidida por Frederico Varandas, uma proposta de 30 milhões de euros mais objetivos, na tentativa de contratar Pedro Gonçalves no início da última temporada. No entanto, a oferta foi recusada pelo Sporting.
Pedro Gonçalves tem vínculo contratual com o Sporting até 2027, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. Até ao momento, nenhum clube se aproximou desse montante, e é pouco provável que tal aconteça, levando os interessados, em particular o Aston Villa (o mais persistente), a esperar alguma flexibilidade por parte do Sporting.
A aquisição de Pedro Gonçalves pelo Sporting ocorreu em duas etapas. Inicialmente, o clube pagou 6,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos do jogador, mantendo o Famalicão a outra metade. Posteriormente, o Sporting adquiriu mais 40% dos direitos por 7 milhões de euros, ficando o clube minhoto com os 10% restantes, além de mais 700 mil euros em custos de financiamento devido à extensão do prazo de pagamento.
No total, o Sporting investiu pouco mais de 15 milhões de euros no jogador que enverga a camisola 8.
Pedro Gonçalves está contente no Sporting, onde já conquistou dois campeonatos nacionais e outros troféus, incluindo o título de melhor marcador do campeonato. Contudo, o jogador ambiciona assinar o contrato da sua vida e está aberto a aceitar um novo desafio.
Números evidenciam a sua importância
Nas quatro temporadas a representar o Sporting, Pedro Gonçalves participou em 178 partidas, somando 76 golos e 43 assistências, números que evidenciam a sua importância para o clube leonino. Na época 2020/21, a sua estreia em Alvalade, destacou-se como o melhor marcador do campeonato, com 23 golos. O antigo jogador do Famalicão protagonizou uma disputa intensa com Seferovic, na altura avançado do Benfica, até à última jornada, saindo vencedor. Além de ajudar o Sporting a conquistar o título da Liga, Pedro Gonçalves sagrou-se o maior goleador da competição.