Presidentes dos clubes querem ter “voz” nas decisões do novo governo

Liga de Clubes

Liga de Clubes (Fonte: Liga Portugal)

Lideres das ligas profissionais estiveram reunidos esta quarta-feira

A Cimeira dos Presidentes das Sociedades Anónimas Desportivas (SADs) da Primeira e Segunda Liga teve lugar esta quarta-feira, em Coimbra, com um enfoque no debate em torno dos desafios que o futebol português enfrenta.

Os líderes expressaram preocupação em relação à concentração dos direitos televisivos, à necessidade de melhorias nas infraestruturas e ao impulso do futebol nacional através da candidatura ao Mundial de 2030. Adicionalmente, manifestaram o desejo de serem consultados “na definição de temas e estratégias relevantes para o futebol nos próximos ciclos governamentais”.

A potencial criação da Superliga foi outro dos temas em discussão, “é crucial que os principais “stakeholders” do Futebol Europeu estejam unidos contra essa ameaça”, expressaram o lideres das SADs dos clubes das I e II Ligas.

Os dirigentes das SADs também salientaram a necessidade de a European Leagues e a Associação de Clubes Europeus (ECA) terem em conta o calendário das equipas envolvidas nas competições europeias. Foi ainda garantido que os clubes portugueses não serão prejudicados financeiramente no novo modelo de distribuição após 2024.

O encontro contou com intervenções por vídeo do Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e de Nasser Al-Khelaifi, Presidente da ECA, enquanto Tobias Hedtstück, diretor de Competições da UEFA, marcou presença pessoalmente.

A próxima Cimeira dos Presidentes está agendada para setembro de 2024.

Exit mobile version