Antigo treinador destaca a capacidade de sair a jogar do central e o perfil de líder
Após garantir Gabri Veiga e confirmar o regresso de João Costa, o FC Porto prepara-se para assegurar a contratação de Dominik Prpic, que se perfila como o terceiro reforço para a nova temporada. O jovem defesa-central croata, de apenas 21 anos, já tem a aprovação de Farioli e deverá aterrar em Portugal nos próximos dias para oficializar a mudança.
Natural de Zagreb, Prpic desenvolveu-se em clubes locais antes de dar nas vistas ao serviço do Hajduk Split, onde atingiu um patamar elevado de maturidade futebolística, especialmente na última época. Sob o comando de Gennaro Gattuso, foi titular indiscutível, destacando-se como uma das grandes promessas da nova vaga de defesas croatas. Soma internacionalizações pelas seleções sub-19 e sub-21 da Croácia.
Entre os que melhor conhecem o seu percurso está Marijan Budimir, atual selecionador sub-17 da Croácia, que trabalhou com Prpic nos escalões jovens do Hajduk. “Era um elemento excelente, considerado um talento, que cresceu nas categorias jovens. As caraterísticas são as que já tinha, aperfeiçoou-as, mostrando facilidade a passar a bola entre as várias linhas do rival, sempre muito responsável e concentrado na retaguarda”, explicou Budimir, que destaca a evolução do jovem central na época 2024/25.
“Adquiriu experiência e confiança com o acumular de jogos a nível alto e competindo contra jogadores mais fortes. É muito difícil encontrar um bom central esquerdino…” sublinha.
Budimir acredita que a mudança para o FC Porto pode catapultar Prpic para a seleção principal. “Fez um percurso imaculado em todas as seleções, já foi convocado antes e acredito que em breve aparecerá a jogar na seleção principal. Conhecendo o FC Porto, vai evoluir muito e desenvolver-se ainda mais”, referiu o técnico, acrescentando que o central é uma figura respeitada dentro e fora das quatro linhas. “É um verdadeiro profissional, um líder no balneário e um líder no campo. Dá 100 por cento das suas capacidades em todos os treinos e jogos. É brilhante e inteligente dentro e fora do campo”.
Além do seu rendimento desportivo, Dominik Prpic é também conhecido pelo seu rigor fora de campo. “dá atenção a muitas coisas, é atento ao seu desenvolvimento na nutrição, na análise dos rivais, e na escolha de ‘personal trainers’. E não esquecer que foi sempre um excelente aluno na escola”, destaca Budimir. Entre os colegas das camadas jovens do Hajduk, era apelidado de “Gvardiol”, numa alusão ao central do Manchester City, com quem partilha não só o pé esquerdo como também a qualidade técnica e o tempo de reação nas ações defensivas.
Fora do futebol, o jovem croata cultiva ainda uma paixão pela música, sendo a guitarra o seu passatempo preferido — algo que leva consigo para os momentos de convívio com os companheiros de equipa.
Acordo por 5 milhões de euros e vínculo de cinco anos
Apesar de ainda não ter sido oficializado pelos dragões, tudo indica que Dominik Prpic deverá ser apresentado em breve. A imprensa croata avança que o jogador é esperado no Porto já na segunda-feira, para realizar os exames médicos e assinar contrato válido por cinco temporadas.
O FC Porto deverá desembolsar 5 milhões de euros pelo passe do jogador, com mais 1 milhão em variáveis associadas ao cumprimento de objetivos. O Hajduk Split ficará ainda com 15% de uma futura transferência. Segundo o empresário do atleta, Mela Kodro, o interesse dos portistas foi determinante: “Havia outros clubes na luta, mas o FC Porto foi mais concreto”.