A “Operação Mundial de Clubes” do FC Porto já está em solo americano. A comitiva azul e branca aterrou na madrugada desta quarta-feira em Newark, Nova Jérsia, onde foi recebida em festa por dezenas de adeptos. À chegada, o treinador Martín Anselmi deu voz à ambição do grupo, prometendo competir para “ir o mais longe possível” e deixar uma mensagem especial à vasta comunidade portista nos Estados Unidos.
O FC Porto já se encontra nos Estados Unidos da América para a disputa da primeira edição do novo e alargado Mundial de Clubes da FIFA. A equipa, que partiu do Porto no final da tarde de terça-feira, chegou ao aeroporto de Newark, em Nova Jérsia, na madrugada de quarta-feira (hora de Portugal Continental), onde teve uma receção calorosa por parte da comunidade emigrante.
Operação Mundial de Clubes Começou: Dragões Recebidos em Festa nos EUA
Apesar da hora tardia da chegada, mais de uma centena de adeptos portistas fizeram questão de esperar pela equipa à porta do hotel, em New Brunswick (Nova Jérsia), para demonstrar o seu apoio com cânticos, fotografias e autógrafos. Diogo Costa e Rodrigo Mora foram dos mais acarinhados, mas o recém-chegado Gabri Veiga também não passou despercebido. A receção entusiástica marca o início da campanha portista no torneio, com a equipa a ficar aquartelada nas instalações da Universidade de Rutgers durante a sua estadia.
Anselmi Ambicioso: “Queremos Ir o Mais Longe Possível e Dar Alegrias aos Adeptos”
No primeiro contacto com a imprensa em solo americano, o treinador Martín Anselmi expressou o sentimento do grupo. “Para nós é um privilégio estarmos aqui a disputar a primeira edição do Mundial de Clubes, ainda para mais a representar um grande clube como o FC Porto,” afirmou o técnico argentino, citado pelos meios oficiais do clube.
A ambição é clara: “Queremos competir, ir o mais longe possível, pensar jogo a jogo.” Anselmi deixou ainda uma mensagem especial para a diáspora: “Sabemos que temos uma comunidade de adeptos muito grande em Nova Iorque. Queremos dar alegrias a esta gente, porque muitos deles vão apoiar-nos pela primeira vez ao vivo.”
Palmeiras de Abel Ferreira é o Primeiro Teste de Fogo
O FC Porto está inserido no Grupo A da competição, e a sua caminhada começa com um desafio de peso. A estreia está agendada para o próximo domingo, 15 de junho, às 23h00 (hora de Portugal Continental), frente ao Palmeiras, equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira.
Martín Anselmi reconhece a dificuldade do grupo, que conta ainda com o Inter Miami (EUA) e o Al-Ahly (Egipto). “Os adversários são todos difíceis, vamos jogo a jogo e cada um tem as suas caraterísticas particulares. O Palmeiras vai ser o primeiro e logo pensaremos nos seguintes”, analisou, mantendo uma abordagem focada no desafio imediato.
Com uma comitiva de 28 jogadores, que inclui o reforço Gabri Veiga e vários jovens da equipa B, o FC Porto inicia agora a fase final da sua preparação para um torneio que encara com a máxima seriedade e ambição.