Fernando Gomes também distinguido
Rui Borges e Francisco Trincão foram distinguidos com os prémios de Melhor Treinador e Melhor Futebolista na gala Quinas de Ouro, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e referente à época 2024/25.
A cerimónia teve lugar na Cidade do Futebol, em Oeiras, e contou com a colaboração do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF). Os dois representantes do Sporting Clube de Portugal foram reconhecidos após uma temporada de sucesso, marcada pela conquista do bicampeonato nacional pelos ‘leões’.
No futebol feminino, os prémios principais foram entregues a Andreia Faria e Filipa Patão, ambas ex-jogadoras e treinadoras do SL Benfica, respetivamente. As duas foram peças-chave na conquista do campeonato e da Taça da Liga pela formação encarnada antes de seguirem novos rumos: Andreia Faria rumou ao Al Nassr, da Arábia Saudita, enquanto Filipa Patão assumiu o comando técnico do Boston United, nos Estados Unidos.
Entre os árbitros, Luís Godinho (Associação de Futebol de Évora) e Catarina Campos (Associação de Futebol de Lisboa) foram os vencedores das respetivas categorias.
Ausente da cerimónia, o antigo presidente da FPF Fernando Gomes foi distinguido com o título de presidente honorário, tal como Gilberto Madaíl, que liderou o organismo entre 1996 e 2011.
O selecionador nacional Roberto Martínez recebeu a Medalha de Mérito Desportivo, distinção também atribuída ao técnico de futsal Jorge Braz e aos antigos internacionais Pepe e João Moutinho, entre outras figuras homenageadas.
Já Reinaldo Teixeira, atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e sucessor de Pedro Proença, foi um dos galardoados com a Medalha de Bons Serviços.
A gala, dedicada a “celebrar o futebol português” e a valorizar os seus protagonistas, incluiu ainda momentos de homenagem póstuma aos antigos internacionais Diogo Jota e Jorge Costa, bem como ao histórico dirigente portista Jorge Nuno Pinto da Costa.










