Prestações italianas na Europa garantem subida
Na noite desta quinta-feira, a Itália alcançou uma posição de destaque ao subir para o segundo lugar do ranking UEFA, graças aos desempenhos impressionantes na primeira mão das meias-finais tanto da Liga Europa quanto da Liga Conferência.
O empate da Atalanta contra o Marselha (1-1) na Liga Europa e a vitória da Fiorentina sobre o Club Brugge (3-2) na Liga Conferência permitiram à Itália ultrapassar a Espanha, encerrando um longo período de domínio espanhol.
É a primeira vez desde 1998 que a Espanha não figura entre os dois primeiros lugares do ranking UEFA. Nos últimos 26 anos, os espanhóis sempre estiveram presentes entre os dois primeiros lugares, ocupando ora o primeiro, ora o segundo lugar.
Com um total de 89.141 pontos no ranking de cinco anos, a Itália supera os 88.864 pontos da Espanha, que agora ocupa a terceira posição.
As perspetivas para a Itália terminar a temporada no top-2 pela primeira vez desde 2006 são bastante promissoras. Além da recente ultrapassagem no ranking, os italianos contam ainda com três equipas nas competições europeias, Roma e Atalanta (Liga Europa) e Fiorentina (Liga Conferência), enquanto a Espanha tem apenas o Real Madrid na Liga dos Campeões. Além disso, a Itália distribui os seus pontos por apenas sete clubes esta temporada, em comparação com a Espanha dispõe de oito pontos.
Vale a pena ressaltar que a Itália foi o primeiro país a garantir uma vaga extra na próxima Liga dos Campeões, sendo um dos dois países com o melhor coeficiente na temporada 2023/24. A outra vaga foi conquistada pela Alemanha, com a recente vitória do Borussia Dortmund.