Selecionador nacional destaca “A paixão contagiante do avançado por representar Portugal”
O selecionador de Portugal, Roberto Martínez, refletiu sobre a sua carreira e o desafio de liderar um jogador como Cristiano Ronaldo, num depoimento à plataforma Coaches’ Voice. O técnico espanhol sublinhou a importância do avançado na equipa nacional, destacando a sua qualidade, experiência e dedicação.
Martínez explicou que avalia os jogadores com base em três fatores essenciais: talento individual, bagagem competitiva e atitude. No caso de Ronaldo, todos esses aspetos se manifestam de forma excecional. “O seu talento individual, a sua experiência e a sua atitude e empenho. Quando falo de um jogador como Cristiano Ronaldo, avalio-o também em função destes três aspetos fundamentais. O seu talento é indiscutível, é um dos melhores da história do futebol. A sua experiência também é única: o único jogador a ter disputado seis Campeonatos da Europa e mais de 200 jogos internacionais”, afirmou.
No entanto, o treinador realça que é a mentalidade e o compromisso de Cristiano que fazem a diferença no grupo. “Mas o mais notável é o seu empenhamento. A sua paixão por representar Portugal é contagiante e motiva toda a equipa”, sublinhou Martínez.
O selecionador garantiu ainda que Ronaldo continua a ser convocado não pelo que já alcançou, mas pelo seu rendimento atual. “Hoje, não está na equipa pelo que foi, mas pelo que continua a ser: o melhor marcador com 17 golos em 21 jogos em dois anos.”, concluiu Roberto Martínez.