Declarações do presidente encarnado à margem da inauguração da Casa do Benfica em Arouca
Rui Costa, presidente do Sport Lisboa e Benfica, revelou este sábado, durante a inauguração da Casa do Benfica em Arouca, que o Estádio da Luz será alvo de uma ampliação. A infraestrutura, verá a sua capacidade aumentada para um total de 70 mil lugares.
Leia i discurso do Presidente encarnado na íntegra:
“Celebram-se amanhã [domingo, 1 de dezembro] os 70 anos da inauguração do nosso antigo e querido Estádio da Luz. Momento ideal para anunciar algo em que temos vindo a trabalhar e cuja concretização teve já o seu início. Ambicionamos que mais sócios e mais adeptos possam desfrutar da oportunidade única que é apoiar o nosso Clube. Embora o Estádio da Luz seja já o maior e mais imponente estádio do país, anuncio hoje que iremos aumentar a sua lotação para 70 mil lugares”, disse Rui Costa, dirigindo-se ao adeptos presentes naquela que é a casa n.º 218 das águias.
“Excelentíssimo Presidente da Junta de Freguesia de Arouca, Vítor Arouca,
Excelentíssimo Presidente da Casa do Benfica de Arouca, Hugo Azevedo,
Excelentíssimos presidentes das outras Casas do Benfica aqui presentes,
Excelentíssimo vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima,
Caras e caros Benfiquistas,
Que gratificante é ver esta sala repleta de Benfiquistas. E por isso digo de coração aberto: é de alma cheia que aqui me encontro. E é sempre assim quando tenho a oportunidade de visitar uma Casa do Benfica!
O Benfica somos todos nós, que vivemos o nosso querido Clube com uma paixão e uma dedicação ilimitadas, que vibramos com as conquistas, que sofremos com os desaires e sonhamos com novas vitórias. E são todos vós, aqui no centro do país, longe do Estádio da Luz, mas sempre empenhados no engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica, que provam e demonstram uma vez mais que, sim, é realmente assim: o Benfica nasceu em Lisboa, mas tornou-se num dos maiores clubes do mundo, estendendo-se por todas as regiões e arquipélagos de Portugal e onde quer que haja portugueses. É essa a nossa alma. É essa a nossa força. É esse o nosso traço singular. Que grande orgulho! Uma salva de palmas para todos!
Aqui, nesta vila histórica, cultiva-se a paixão e reforça-se a ligação ao Clube. A Casa do Benfica de Arouca está de parabéns por ter abraçado com entusiasmo o projeto da nova imagem. Trata-se de uma distinta embaixada de benfiquismo que, graças ao intenso trabalho dos seus responsáveis e à imprescindível participação dos seus sócios, recebe os Benfiquistas de braços abertos desde 2007.
Sei que esta Casa tem organizado algumas excursões para os jogos no nosso Estádio da Luz. Sei ainda que são muitos os Benfiquistas presentes nos jantares de aniversário e de Natal, que os torneios de sueca são bastante animados, que os passeios de BTT juntam habitualmente muitos de vós e que as bifanas do tacho servidas na Casa são realmente imperdíveis.
As Casas do Benfica têm sido uma parte do extraordinário crescimento da nossa massa associativa nos últimos anos, com um constante aumento do número de sócios e num apoio decisivo às nossas equipas. Peço-vos que assim continuem, que mantenham a perseverança e o propósito de a fazer crescer e afirmar-se cada vez mais.
Na Direção a que presido temos bem vincada a importância das Casas do Benfica. São elas que nos tornam mais fortes, que nos colocam mais próximos dos triunfos. São essenciais na estratégia de desenvolvimento do Sport Lisboa e Benfica. E por isso, quero enaltecer o papel de todos aqueles que, na azáfama do quotidiano que caracteriza o nosso tempo, se dedicam de forma abnegada e apaixonada às Casas do Benfica, num compromisso de inestimável valor, dia após dia, 365 dias por ano.
Nesse sentido, presto aqui e agora uma justa homenagem às gentes da Casa de Arouca, na pessoa de Hugo Azevedo, de Carlos Almeida, de Herculano Santos, de Luís Soares e de todos demais que contribuíram para a renovação da sua imagem, mas também a todos os Benfiquistas que com o seu trabalho e com o seu amor ao Clube são fundamentais na afirmação das quase 300 Casas do Benfica espalhadas por todo o mundo.
Uma enorme salva de palmas para todos!
Benfiquistas,
A presente época não começou como ambicionávamos. Mas nada ficou perdido com um arranque de Campeonato menos auspicioso. De igual forma, e apesar de sentir que a nossa equipa tem hoje condições e qualidade para disputar e vencer qualquer jogo, nada está ganho ou garantido. Gostaria, por isso, de renovar um apelo que fiz em outras ocasiões: não entremos em depressão nas derrotas, mas também não facilitemos nas vitórias.
O Benfica precisa de nós. Sempre. Nos momentos bons e nos momentos menos bons. O Benfica precisa de todos para manter este caminho. Com foco, tenacidade e ambição.
O apoio dos Benfiquistas tem-se revelado fundamental para ultrapassar dificuldades e ajudar a chegar onde pretendemos chegar. Como há três dias, no Mónaco. Foi notável. Foi à Benfica! Mas queremos mais.
Nesse sentido, reservo para o final um anúncio importante.
O Estádio da Luz regista uma média de afluência muito próxima dos 60 mil espectadores, um número ímpar em Portugal e que comprova a enorme grandeza do Benfica.
Com praticamente todos os jogos esgotados, são milhares os sócios e adeptos que se vêm impossibilitados de assistir aos nossos encontros, como são milhares os que se encontram em lista de espera para poder ter acesso a um Red Pass. Por isso queremos mais. O Benfica e os Benfiquistas ambicionam e merecem ainda mais.
Celebram-se amanhã os 70 anos da inauguração do nosso antigo e querido Estádio da Luz. Momento ideal para anunciar algo em que temos vindo a trabalhar e cuja concretização teve já o seu início. Ambicionamos que mais sócios e mais adeptos possam desfrutar da oportunidade única que é apoiar o nosso Clube.
Embora o Estádio da Luz seja já o maior e mais imponente estádio do país, anuncio hoje que iremos aumentar a sua lotação para 70 mil lugares.
À imensa vontade dos Benfiquistas de apoiar de perto a sua equipa respondemos assim, dando oportunidade a mais 5 mil adeptos, preservando, no entanto, as atuais condições de segurança, acesso, conforto e visibilidade.
Quantos mais Benfiquistas apoiarem a equipa, mais perto ela estará de ganhar.
Talvez seja um chavão, mas não me canso de o dizer: unidos somos imparáveis. Venham connosco porque ainda há muito para lutar. Ainda há muito para ganhar.
Viva a Casa do Benfica de Arouca.
Viva as Casas do Benfica.
Viva o Sport Lisboa e Benfica.”