Rui Costa presta ÚLTIMA HOMENAGEM a Manuel Fernandes

Rui Costa

Rui Costa

Rui Costa, presidente dos encarnados, marcou presença no velório de Manuel Fernandes, assim como André Villas-Boas, presidente do FC Porto, para prestarem a sua última homenagem.

“Estamos a falar de uma grande figura do futebol português que, independentemente das qualidades futebolísticas, merece todo o nosso respeito. Quer enquanto presidente do Benfica, quer enquanto Rui Costa e ex-jogador de futebol também. Portanto, nessas duas vertentes, também queremos homenagear uma figura tão importante do futebol português, que tanto honrou o futebol. E nestas situações as rivalidades ficam à parte”, começou por afirmar o presidente dos encarnados.

“Foi um dos expoentes máximos do futebol português, não há dúvida nenhuma. Deixa-nos uma das maiores figuras que tivemos. Hoje já não é tão natural os jogadores estarem tão apegados aos seus clubes a vida inteira por variadíssimas razões. E Manuel Fernandes faz parte daqueles que representou um clube a vida toda, que se dedicou a um clube a vida toda e nós temos muitos, e alguns deixaram-nos há bem pouco tempo, e é sempre de enaltecer essas figuras. A nível de futebol nacional, são referências, são ídolos dos seus clubes, mas não deixam de ser grandes figuras do futebol português. E Manuel Fernandes foi uma grande figura do futebol português”, prosseguiu.

A presença dos presidentes dos três grandes

“Mostra acima de tudo respeito pelos profissionais, pelas figuras deste desporto. E, como disse, nestes casos as rivalidades não imperam, impera sim o bom senso e as homenagens às grandes figuras que enalteceram o futebol português, independentemente da cor que tiveram na vida delas. Creio que neste caso é uma homenagem justíssima por parte de todo o país.”

Concorda com AVB?
“Concordo que o futebol tem de ter outra dinâmica, mas não utilizemos estas situações para outras. No caso concreto, é o caso do desaparecimento de um ex-jogador do Sporting, que deu muito ao Sporting e merece o respeito de todos os outros clubes nacionais pelo que deu ao futebol português.”

Sentimento de ódio no futebol
“Não tem só a ver com futebol, mas um bocado com a sociedade. Muitas vezes o futebol é aproveitado para isso. Repito o que disse, não me parece importante nesse aspeto, se não parece que estamos a acusar os jogadores novos, da geração moderna, de não estarem tão apegados aos clubes. Houve variadíssimas coisas que fizeram alterar o negócio do futebol, nomeadamente o que representam as saídas para o estrangeiro. Nestas alturas, de Manuel Fernandes, Pietra ou Chalana, o mercado estrangeiro não estava aberto e não sabemos como seria se estivesse aberto ou não. Ficam como figuras para sempre dos seus clubes. Como foi Manuel Fernandes para o Sporting e há bem pouco Pietra e Chalana para nós.”

Exit mobile version