Portistas defrontam o Gil Vicente amanhã, em jogo marcado para as 20h15
O que está à espero deste Gil Vicente, neste que é o seu primeiro jogo fora de portas?
“Na semana passada o ambiente foi fantástico, todos os bilhetes para este jogo foram vendidos e isto é muito bom, é uma responsabilidade grande para nós. O Gil Vicente será difícil, não ganhámos nas últimas duas vezes que o FC Porto lá jogou, mas vamos com o mesmo espírito que sempre colocamos em campo.”
Questão Rodrigo Mora.
“Vi muitos artigos, comentários, quero explicar de forma clara a situação. O Rodrigo é um jogador importante para o FC Porto e para o futebol português, o que está a acontecer não é saudável. Não entrou porque tivemos de fazer duas substituições forçadas e isso explica por que ele não entrou em campo. O Rodrigo é importante para o FC Porto, pelo que fez na última época, é um jogador muito talentoso, jovem, que tem de se desenvolver e trabalhar. Tudo vai ser muito calmo, a evolução dele está a ser avaliada de forma diária, não quero criar ruído em torno disso. Está a trabalhar bem, vai ter as suas oportunidades. Ele coloca o clube à frente de toda a gente e isso é importante.”
Como está a situação de Francisco Moura?
“Treinou de forma condicionada esta semana, ontem treinou bem, hoje temos de ver.”
Qual tem sido a resposta dos jogadores ás suas ideias?
“Desde que começámos temos recebido uma boa resposta dos jogadores. Há muitas coisas a melhorar. No jogo com o V. Guimarães tivemos bons momentos, mas também houve outros de desconexão, há coisas a melhorar. Estamos em construção.”
Como olha para o adversário?
“Vimos jogos deles, do treinador em outros clubes, para entender a forma como vão pressionar porque a equipa pode usar diferentes sistemas no mesmo jogo. Queremos conhecer o máximo possível da Liga, com vídeos, e temos a sorte de ter um grande departamento de análise que me está a ajudar a ter um melhor entendimento da Liga.”
Ainda o Gil Vicente
“É o primeiro jogo fora para nós, no início da semana abordámos os perigos do jogo com o Gil Vicente, é uma mudança de ambiente. Temos de fazer um bom aquecimento, uma boa abordagem mental, temos de ser claros naquilo que pretendemos. Temos de lutar porque estamos no início da nossa caminhada e todos estes jogos são importantes.”
Opções nas laterais
“Temos na equipa alguns jogadores que nos podem ajudar neste período, temos o Francisco de volta, o Pérez jogou lá algumas vezes no passado… Há jogadores que definitivamente podem ajudar nessa posição. Temos de estar preparados para diferentes cenários, nomeadamente mudar as coisas taticamente.”
Liderança
“Os jogadores que cá estão, os líderes, há o Diogo, o Cláudio, há também o Alan Varela, temos jogadores com experiência em liderança e com grande mentalidade. A primeira vez que falei com o presidente concordámos em construir um grupo forte, com valores em termos de trabalho árduo e entrega para com o clube. Os jogadores que cá estão e os que chegarem têm de preencher estes requisitos.”










