Técnico português foi orientado pelo sueco na Lazio
Sérgio Conceição, ex-treinador do FC Porto, reagiu esta segunda-feira à morte de Sven-Göran Eriksson, treinador que o orientou quando jogava na Lazio, em Itália. “Um grande homem que tanto deu ao futebol. Descansa em paz, mister”, escreveu o técnico português numa publicação na plataforma “X”, anteriormente conhecida como “Twitter”.
Sven-Göran Eriksson faleceu esta segunda-feira em sua casa, aos 76 anos, após uma batalha contra um cancro do pâncreas, conforme anunciado pela família do antigo treinador num comunicado.
Eriksson teve uma carreira vasta, passando por clubes como Roma, Fiorentina, Sampdoria, Lazio, Manchester City, Notts County, Leicester, Shanghai SIPG e Guangzhou. Além disso, treinou as seleções nacionais de Inglaterra, México, Costa do Marfim e Filipinas. No início do ano, o treinador sueco revelou ter sido diagnosticado com um cancro do pâncreas em fase terminal, com um prognóstico médico de menos de um ano de vida.
A notícia do seu falecimento gerou uma onda de solidariedade e homenagens ao sueco, recordado com carinho pelos diversos clubes que orientou. Entre as várias homenagens, destacou-se a do Benfica, clube com o qual Eriksson teve uma ligação significativa, levando-o às finais da Taça UEFA de 1982/83, onde foi derrotado pelo Anderlecht, e da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1989/90, em que perdeu para o Milan, em Viena.