Leões estão dispostos a aceitar uma oferta de 70 milhões + bónus
O Arsenal está consciente de que o Sporting exige 80 milhões de euros para libertar Viktor Gyökeres. No entanto, a grande incógnita prende-se com a forma como os clubes interessados poderão atingir esse montante: se será necessário pagar a totalidade à cabeça ou se os leões estarão dispostos a aceitar uma parte em bónus. Segundo informações apuradas por A BOLA, a SAD leonina admite a inclusão de objetivos para completar a verba desejada.
Assim, caso chegue a Alvalade uma proposta firme de 80 milhões, os responsáveis leoninos estão dispostos a fechar negócio de imediato. No entanto, também se mostram recetivos a ofertas compostas, desde que incluam bónus considerados atingíveis e que garantam, no final, o encaixe pretendido. Por exemplo, uma oferta inicial de 70 milhões de euros pode ser complementada com cláusulas de desempenho para atingir os 80.
Faltam apenas dois dias para o regresso dos internacionais do Sporting aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, onde a equipa técnica, liderada por Rui Borges, já iniciou os treinos desde terça-feira. A chegada de Gyökeres está prevista para segunda-feira, apesar dos rumores de que o avançado sueco ponderava não se apresentar como forma de contestação.
A insatisfação do camisola 9 prende-se com uma alegada promessa feita pelo antigo diretor desportivo, Hugo Viana. Segundo o empresário Hasan Cetinkaya, o dirigente terá garantido no verão passado que o jogador poderia sair no final da presente época por um valor entre os 60 e os 70 milhões de euros. Essa promessa terá sido decisiva para convencer Gyökeres a permanecer no clube, disputar a Liga dos Campeões e lutar pelo bicampeonato.
No entanto, a posição atual da SAD é clara: o passe do internacional sueco apenas será negociado por 80 milhões de euros — seja através de pagamento direto ou com bónus incluídos. O Arsenal, até ao momento, mostrou-se disponível para chegar aos 65 milhões (55 fixos + 10 em objetivos), mas ainda não formalizou qualquer proposta.
Importa referir que, caso chegue uma proposta líquida de 60 milhões de euros (sem contar com o mecanismo de solidariedade) e o Sporting recuse, o clube terá de pagar ao empresário de Gyökeres uma indemnização correspondente a 10% do valor da proposta.
Recorde-se que o avançado sueco foi contratado em 2023 ao Coventry por 20 milhões de euros, mais 4 milhões em variáveis. Tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros. Ainda assim, a SAD leonina admite negociá-lo por 80… desde que os bónus façam sentido.