As duas entidades já se posicionaram em relação aos incidentes.
O Sporting CP foi eliminado esta terça-feira nas meias finais do campeonato de hóquei em patins pelo FC Porto, no Pavilhão João Rocha.
O ambiente aqueceu durante o encontro mas foi após o apito final, quando adeptos do conjunto portista iniciavam viagem rumo à Invicta, que foram interceptados por uma das claques leoninas e atacados com pedras e elementos pirotécnicos.
Tal como mencionado pelo comunicado partilhado pelo FC Porto, alguns dos adeptos tiveram mesmo de ser transportados para o hospital de Santa Maria.
O Sporting CP também já se posicionou em relação aos incidentes ocorridos, condenando qualquer tipo de violência.
Confira abaixo os comunicados partilhados pelos clubes:
FC Porto
“Na sequência do quinto jogo da meia-final do Campeonato Nacional de hóquei em patins, realizado ao início da tarde desta terça-feira no Pavilhão João Rocha, um grupo de adeptos do FC Porto foi alvo de uma emboscada por parte de adeptos do Sporting CP.
Enquanto tentavam iniciar a viagem de regresso à cidade Invicta, as viaturas em que estes portistas seguiam foram apedrejadas e alvo do arremesso de artefactos pirotécnicos. Os ocupantes só tiveram tempo para fugir antes de um dos veículos pegar fogo e ficar totalmente destruído.
Dois dos adeptos acabaram por ser transportados para o Hospital de Santa Maria, onde a gravidade dos seus ferimentos está neste momento a ser avaliada. Apenas por mero acaso este atentado cobarde não causou vítimas mortais.
O FC Porto repudia veementemente os gravíssimos acontecimentos ocorridos em Lisboa, estando já em contacto com as vítimas deste ataque bárbaro, a quem informou que lhes será prestado todo o apoio no regresso a casa, bem como na assessoria jurídica necessária às participações cíveis e criminais que se considerem adequadas.
Além disso, o Clube também já contactou a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e irá até às últimas consequências para garantir que este caso não passa sem uma punição severa e exemplar para os criminosos nele envolvidos”.
Sporting CP
“O Sporting Clube de Portugal condena de forma veemente os atos de violência ocorridos esta tarde, em Lisboa, após o jogo de hóquei em patins, envolvendo adeptos do Sporting CP e do FC Porto.
O Sporting CP não se revê nestes comportamentos, que atentam contra os valores do Clube e desrespeitam o espírito do desporto. Quem escolhe a violência como forma de expressão não representa o Sporting CP. A paixão pelo Clube nunca poderá ser usada como escudo para a violência.
O Sporting CP colaborará ativamente com as autoridades no apuramento de responsabilidades e tomará todas as medidas necessárias para identificar os responsáveis”.