Em 21º jornadas, os leões já desperdiçaram 12 pontos
Com o empate por 1-1 no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, na 21.ª jornada da Liga, o Sporting alcançou um registo curioso: já perdeu tantos pontos nesta temporada como em toda a época passada, quando se sagrou campeão nacional sob a liderança de Ruben Amorim.
Em 21 jornadas disputadas, ou seja, de um total possível de 63 pontos, os leões deixaram escapar 12, fruto de duas derrotas e três empates.
Depois de um arranque avassalador com 11 vitórias consecutivas sob o comando de Ruben Amorim, o Sporting começou a ceder terreno. Ainda com João Pereira como técnico principal, os leões perderam oito pontos num curto espaço de tempo: uma derrota caseira frente ao Santa Clara (0-1) na 12.ª jornada, um desaire no terreno do Moreirense (2-1) na jornada seguinte e um empate sem golos em Barcelos, frente ao Gil Vicente, na 15.ª jornada.
Já com Rui Borges ao leme da equipa, o Sporting somou mais dois empates: primeiro em Guimarães (4-4), na 17.ª jornada, e mais recentemente no Dragão, na última sexta-feira.
Por outro lado, na temporada passada, o Sporting foi exemplar, terminando o campeonato com um registo impressionante de 29 vitórias, três empates e apenas duas derrotas em 34 jornadas. Os empates ocorreram diante do Braga (1-1, 4.ª jornada), do Rio Ave (3-3, 23.ª jornada) e do FC Porto (2-2, 31.ª jornada). As derrotas aconteceram na Luz, frente ao Benfica (2-1, 11.ª jornada), e em Guimarães, contra o Vitória (3-2, 13.ª jornada).
Com os pontos perdidos até ao momento, o Sporting só poderá, no máximo, igualar os 90 pontos alcançados na época 2023/24, sendo para isso necessário vencer todas as 13 jornadas restantes do campeonato. O desafio é grande, mas a pressão para não voltar a falhar será ainda maior.