Palhinha foi peça-chave dos leões entre 2020 e 2022
O possível regresso de João Palhinha ao Sporting está a ganhar força e poderá concretizar-se já no mercado de verão de 2026, num cenário que fecharia um ciclo marcante para o médio português em Alvalade. Depois de se afirmar como peça-chave entre 2020 e 2022, Palhinha deixou os leões rumo ao Fulham, numa transferência avaliada em 25 milhões de euros.
Para colmatar a sua saída, a SAD leonina avançou em 2021 para a contratação de Manuel Ugarte, então uma das figuras em destaque no Famalicão. O Sporting investiu mais de 10 milhões de euros por metade do passe do uruguaio, que rapidamente se tornou uma referência no meio-campo verde e branco.
As exibições consistentes de Ugarte despertaram o interesse internacional e, em 2023, o médio acabou transferido para o Paris Saint-Germain por 60 milhões de euros. Para substituir o internacional uruguaio, Frederico Varandas garantiu a chegada de Morten Hjulmand, proveniente do US Lecce, num negócio de 19,5 milhões de euros.
O impacto do dinamarquês foi imediato. Atualmente capitão da equipa leonina, Hjulmand é considerado uma das peças nucleares do plantel e soma vários interessados no mercado europeu. A sua saída é vista como praticamente inevitável, podendo render uma verba significativa aos cofres do Sporting.
Perante esse cenário, João Palhinha surge como um dos nomes mais apreciados para reassumir o comando do meio-campo leonino, embora a estrutura sportinguista mantenha outras alternativas em análise, entre elas Sergi Altimira.
Nesta fase, o internacional português encontra-se cedido pelo FC Bayern Munique ao Tottenham Hotspur FC. O treinador Robert De Zerbi aprecia as qualidades do médio e pretende assegurar a sua continuidade. Na presente temporada, Palhinha contabiliza 46 jogos, seis golos e duas assistências.









