Motociclista de 46 anos da Old Friends Rally Team perdeu a vida a dois quilómetros da meta. Era empresário em Arouca e preparava-se para competir no Dakar em 2026.
O Rali de Marrocos ficou marcado por uma tragédia esta sexta-feira. O piloto português Jorge Brandão, de 46 anos, morreu na sequência de um acidente durante a quinta e última etapa da prova africana, disputada em Erfoud, no sul do país. A notícia foi confirmada oficialmente pela organização através de um comunicado.
Acidente ocorreu a dois quilómetros da meta
De acordo com a nota divulgada, o acidente aconteceu no quilómetro 214 de uma especial de 216 quilómetros, quando o motociclista português colidiu contra uma duna já muito perto da meta. A organização informou que Brandão foi assistido de imediato por uma equipa médica que se deslocou ao local num helicóptero, sendo depois transportado para o hospital de Erfoud, onde foi declarado o óbito às 13h55 locais.
“Hoje, 17 de outubro, durante a quinta etapa do Rally de Marrocos, que percorre um circuito em torno de Erfoud, o motociclista Jorge Brandão, que participava pela segunda vez na corrida, sofreu uma queda nas dunas no quilómetro 214. Foi atendido rapidamente por médicos num helicóptero médico, que o transportou para o hospital de Erfoud, onde faleceu”, pode ler-se no comunicado da organização, citado pela agência EFE.
A mesma nota termina com uma mensagem de pesar: “O Rally de Marrocos apresenta as suas mais sinceras condolências à sua família e entes queridos.”
Preparava-se para o Dakar
Natural de Arouca, Jorge Brandão era um empresário e piloto experiente no panorama do Enduro nacional. Integrava a Old Friends Rally Team, formação vimaranense com forte presença em competições de rali-raid, e estava a preparar-se para participar, pela primeira vez em nome próprio, no Rally Dakar 2026.
No ano anterior, o português tinha estado presente no mesmo rali, mas na função de copiloto de Carlos Vento. Em Marrocos, Brandão ocupava o 48.º lugar da classificação geral e era segundo entre os veteranos à partida da etapa final.
O Rali de Marrocos, prova que encerra o Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC), servia também como preparação para o próximo Dakar, a disputar na Arábia Saudita.
#ÚLTIMAHORA | Fallece el piloto portugués Jorge Brandão durante la última etapa del Rally de Marruecos. pic.twitter.com/wz6VRgfVSw
— EFE Noticias (@EFEnoticias) October 17, 2025







