Esta não é a primeira vez que Coote se vê envolvido em polémica
A UEFA iniciou uma investigação nesta quinta-feira ao árbitro inglês David Coote, após a divulgação de um vídeo onde ele aparenta estar a consumir um pó branco, durante o Campeonato Europeu de 2024. Coote, que desempenhou o papel de árbitro VAR na partida em que Portugal foi eliminado nos quartos de final após um empate a zero durante 120 minutos, seguido de uma derrota nos penáltis, está agora sob escrutínio devido ao conteúdo polémico do vídeo.
O jornal The Sun divulgou as imagens que mostram Coote a utilizar uma nota de dólar para aparentemente inalar a substância, o que gerou suspeitas de que poderia ser cocaína. Em resposta, a UEFA emitiu um comunicado oficial onde confirma que foi designado “Um inspetor de ética e disciplina foi designado para avaliar uma possível violação do regulamento disciplinar da UEFA por parte do árbitro David Coote”, refere a UEFA em comunicado.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que Coote se vê envolvido em polémica. O árbitro já se encontrava suspenso preventivamente pela entidade responsável pela arbitragem em Inglaterra, depois de um vídeo de 2020 o mostrar a proferir insultos contra Jurgen Klopp, o então treinador do Liverpool.
Além disso, a UEFA já havia afastado Coote de jogos nesta última dupla jornada de qualificação para a fase de grupos da Liga das Nações, no seguimento das novas suspeitas.
EXCLUSIVE: Scandal-hit Premier League ref David Coote snorts white powder in new video. pic.twitter.com/yo8OSyQTKe
— The Sun Football ⚽ (@TheSunFootball) November 13, 2024