A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira a detenção de um homem de 30 anos por suspeita de ter tentado matar a tiro o atual namorado da sua ex-companheira, em São Roque da Lameira, no Porto. O crime, com contornos passionais, ocorreu em pleno estabelecimento comercial onde a vítima trabalhava. O suspeito, que também disparou contra a casa da mãe da ex-namorada, será agora presente a tribunal.
** desenvolvimentos em breve | Atualizado às 17:40 de quarta-feira, 2 de julho de 2025**
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 30 anos fortemente indiciado pela prática dos crimes de homicídio na forma tentada, dano com violência e detenção de arma proibida. O suspeito é acusado de ter baleado um homem numa perna, no seu local de trabalho, em São Roque da Lameira, no Porto.
Ataque em Pleno Local de Trabalho e Tiros Contra Casa da Família
Os factos remontam ao passado dia 13 de junho. De acordo com os elementos recolhidos na investigação da PJ, o suspeito, movido por “motivos passionais”, deslocou-se ao estabelecimento comercial onde trabalha o atual namorado da sua ex-namorada. No local, efetuou um disparo com uma arma de fogo, atingindo a vítima numa das pernas.
O comunicado da PJ acrescenta que, “na mesma altura, ameaçou ainda com a arma de fogo que empunhava um amigo da vítima que ali se encontrava, que acabou por conseguir fugir do local”.
A onda de violência não terminou aí. Ainda nesse dia, o suspeito dirigiu-se à residência da mãe da sua ex-namorada e efetuou depois “vários disparos na direção da habitação, local onde aquela se encontrava acompanhada de duas crianças”.
Suspeito Prometeu Entregar-se Após Fuga
No dia do crime, fonte da PSP do Porto confirmou à Agência Lusa que a agressão, ocorrida ao final da manhã, teria motivações passionais. A mesma fonte adiantou na altura que o suspeito, após ter fugido do local, teria comunicado às autoridades a sua intenção de se entregar voluntariamente à Polícia Judiciária, o que não terá acontecido, levando agora à sua detenção no âmbito da investigação.
A vítima, o homem baleado na perna, foi transportada para o Hospital de São João, no Porto.
Presente a Tribunal para Aplicação de Medidas de Coação
A detenção foi concretizada no âmbito da investigação da PJ, que recolheu “relevantes elementos de prova fortemente indiciadores da prática do crime de violação” (o comunicado da PJ refere-se ao crime de homicídio na forma tentada, a citação parece ter um lapso).
O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação, que podem ir até à prisão preventiva, a mais gravosa prevista na lei.