Está confirmado: Francesco Farioli vai ser o próximo treinador do FC Porto. O acordo está fechado e o técnico italiano prepara-se para assinar um contrato válido até 2027, sucedendo a Martín Anselmi no comando técnico dos dragões. A informação foi avançada pelo Record e confirmada por vários meios, incluindo o portal zerozero.
Oficialização apenas após rescisão de Anselmi
Apesar de tudo estar alinhado entre clube e treinador, a oficialização do novo técnico só ocorrerá após a formalização da rescisão com Anselmi, um processo que deverá ficar concluído nos próximos dias. A direção liderada por André Villas-Boas está a negociar os termos de saída do técnico argentino, que orientou a equipa em 2024/25.
Farioli traz currículo internacional e perfil inovador
Com 36 anos, Francesco Farioli terá no FC Porto a sua quinta experiência como treinador principal, depois de passagens por Karagümrük, Alanyaspor, Nice e Ajax. Foi precisamente no clube neerlandês que concluiu a última temporada, embora sem o sucesso desejado: a equipa perdeu uma vantagem de dez pontos e viu o PSV sagrar-se campeão.
Apesar desse desfecho, o treinador é visto como uma aposta de futuro e com ideias modernas, características que agradaram à nova direção portista. Farioli chega à Invicta na condição de treinador livre.
FC Porto entra em novo ciclo
A chegada de Farioli marca o início de um novo ciclo no Dragão, após uma época em que o clube conquistou apenas a Supertaça. Os azuis e brancos terminaram o campeonato no terceiro lugar, caíram na quarta ronda da Taça de Portugal, nas meias-finais da Taça da Liga e não foram além da fase de grupos no Mundial de Clubes.
O treinador italiano terá agora como missão reconstruir a equipa, relançar a ambição portista e recolocar o clube na luta por títulos internos e prestígio internacional.