Treinador português vê terminada a sua ligação com o emblema inglês, numa altura em que está a ser muito apontado ao Benfica.
Marco Silva deixa comando técnico do Fulham
O treinador português Marco Silva vai deixar o comando técnico do Fulham, após cinco anos à frente dos londrinos, anunciou hoje o clube da Liga inglesa de futebol.
“O clube pode confirmar que Marco Silva vai deixar o seu cargo de treinador principal do Fulham este verão. É uma posição que Silva ocupou durante cinco anos – o que fez dele o terceiro treinador com mais tempo à frente do Fulham e o quinto na Football League [competições profissionais] –, uma passagem coroada com sucesso”, lê-se no sítio oficial do clube na Internet.
Marco Silva, de 48 anos, tem sido associado, pela imprensa portuguesa, como principal candidato para uma possível sucessão a José Mourinho no cargo de treinador do Benfica.
Citado pelos ‘cottagers’, Marco Silva agradeceu o apoio recebido ao longos dos últimos cinco anos, considerando que alcançaram “muito em conjunto”.
“A minha equipa técnica e eu sempre sentimos o vosso apoio. Nunca será esquecido. Fulham vai estar para sempre no meu coração e, mais cedo ou mais tarde, vou voltar a Craven Cottage [estádio do Fulham]”, disse o técnico, de 48 anos.
Após cinco temporadas ao serviço do Fulham, Marco Silva encerra um percurso de uma década no futebol inglês, que começou ao serviço do Hull City (2016/17), prosseguiu no Watford (2017/18) e no Everton (2018 a 2019), antes de rumar aos ‘cottagers’, em 2021/22, naquela que foi a única temporada em que não disputou a Premier League.
Nesse ano, liderou os londrinos ao título de campeão do Championship, o segundo escalão em Inglaterra, e respetiva promoção à Premier League, em que alcançou, consecutivamente, um 10.º lugar (2022/23), um 13.º (2023/24), e dois 11.ºs (2024/25 e 2025/26).
Com uma carreira de treinador iniciada no Estoril Praia – clube em que se despediu como jogador e no qual também foi diretor desportivo -, conquistou o título da II Liga com os estorilistas logo na primeira época, em 2011/12, e nas duas seguintes conduziu-os, respetivamente, ao quinto e ao quarto lugares do principal escalão, bem como à qualificação para a Liga Europa em ambas.
Posteriormente, rumou ao Sporting e, na única temporada ao comando dos ‘leões’, ficou no terceiro lugar da I Liga e venceu a Taça de Portugal, numa final diante do Sporting de Braga, em 2014/15.
Entre a saída dos ‘verdes e brancos’ e a ida para Inglaterra, orientou os gregos do Olympiacos, pelos quais ergueu o troféu de campeão helénico (2015/16).










