A temporada de 2025 da Fórmula 1 poderá assistir a uma das transferências mais impactantes dos últimos anos. Segundo avança a ‘Sky Sports Italia’, Max Verstappen já terá aceitado a proposta de Toto Wolff para se juntar à Mercedes, restando agora a aprovação final por parte da administração da equipa alemã.
A cláusula que pode desbloquear a saída antecipada
Apesar de ter contrato com a Red Bull Racing até 2028, o piloto neerlandês dispõe de uma cláusula de desempenho no seu vínculo, que lhe permite rescindir antes do prazo estipulado caso o monolugar não esteja competitivo — uma condição que poderá estar reunida, atendendo à atual quebra de rendimento da equipa austríaca.
A recente desistência logo na primeira volta no Grande Prémio da Áustria, somada aos problemas técnicos recorrentes e à falta de ritmo face à concorrência direta, agravaram o descontentamento de Verstappen. Atualmente, o tricampeão mundial é terceiro classificado no Mundial de Pilotos, com 61 pontos de atraso para o líder, Oscar Piastri (McLaren).
Reação da Mercedes ainda pendente
Apesar da alegada aceitação da proposta por parte de Verstappen, o negócio está agora dependente da luz verde da administração da Mercedes, que ainda não tomou uma decisão definitiva. A confirmar-se, a chegada do neerlandês poderá originar uma verdadeira revolução na grelha da F1 para a próxima temporada.
O mais provável é que Verstappen substitua George Russell, cuja continuidade em Brackley ficaria comprometida. O piloto britânico poderá, segundo a imprensa especializada, rumar à Red Bull ou à Aston Martin, abrindo novos cenários para o mercado de pilotos.
Efeito dominó à vista?
Depois do impacto da mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari, uma eventual transferência de Verstappen para a Mercedes promete novo efeito dominó entre equipas de topo, com possíveis repercussões também nas escolhas de marcas como Alpine, Sauber (futura Audi) e Williams.
O Grande Prémio da Grã-Bretanha, agendado para o próximo fim de semana em Silverstone, poderá trazer novas informações sobre o futuro de Verstappen. Até lá, a especulação em torno da possível saída do tricampeão mundial da Red Bull deverá continuar a dominar os bastidores do paddock.