Extremo português, cedido pelo FC Porto, foi expulso aos 90 minutos após alegada simulação na área. Juventus cede empate em casa e perde terreno na corrida pelo título.
Francisco Conceição, jovem extremo português emprestado pelo FC Porto à Juventus, viveu um jogo para esquecer na última jornada da Serie A. A equipa de Turim empatou a uma bola frente ao Cagliari, numa partida em que Conceição foi expulso já nos instantes finais, perto do minuto 90, após o árbitro considerar que o jogador simulou uma falta dentro da área adversária.
A decisão do árbitro, que resultou no segundo cartão amarelo e consequente expulsão de Francisco Conceição, deixou a Juventus reduzida a dez jogadores num momento crucial da partida. O jovem, que vinha de uma atuação decisiva na Liga dos Campeões, onde marcou o golo da vitória frente ao Leipzig, viu o seu dia terminar de forma amarga. A formação de Turim, que liderava o marcador desde o minuto 15 graças a um golo de Dusan Vlahovic, cedeu o empate já nos minutos finais, com Marin a fazer o 1-1 aos 88 minutos.
Jogo de altos e baixos para a Juventus e Francisco Conceição
O encontro deste domingo no Allianz Stadium parecia encaminhado para mais uma vitória da Juventus, com Vlahovic a abrir o marcador logo aos 15 minutos. No entanto, a equipa da casa não conseguiu manter o domínio do jogo, e o Cagliari, uma formação que ocupa a parte inferior da tabela classificativa, foi crescendo na partida. O golo de Marin aos 88 minutos veio castigar a falta de eficácia da Juventus em matar o jogo, e o empate deixou a equipa de Thiago Motta mais longe do topo da tabela.
A expulsão de Francisco Conceição acabou por ser um dos momentos mais marcantes do encontro. O internacional sub-21 português, que se tinha destacado pela sua agilidade e criatividade ao longo do jogo, viu-se envolvido num lance polémico quando caiu na grande área adversária. O árbitro, ao entender que houve simulação, não hesitou em mostrar o segundo amarelo ao jogador, deixando a Juventus em desvantagem numérica nos minutos finais.
Francisco Conceição 🟥pic.twitter.com/BW5gsBUAdM
— Goals Xtra (@GoalsXtra) October 6, 2024
Juventus perde terreno na luta pelo título após empate caseiro
Com este empate, a Juventus passou a somar 13 pontos no campeonato italiano, ficando agora a três do líder Nápoles, que venceu o Como por 3-1 no sábado. O resultado deste fim de semana também colocou os bianconeri atrás do campeão Inter de Milão, que, no mesmo dia, venceu o Torino por 3-2, somando agora 14 pontos. Este desaire significa que a formação de Turim perdeu terreno crucial na luta pelo título, numa época em que o clube está a tentar retomar a sua posição de destaque no futebol italiano.
O treinador Thiago Motta, que está a comandar a Juventus nesta temporada, terá agora de repensar a sua estratégia para os próximos encontros, tanto no campeonato como na Liga dos Campeões. A expulsão de Francisco Conceição e a perda de pontos em casa poderão representar um revés para as ambições da Juventus, que tem vindo a tentar reconstruir-se depois de alguns anos de incertezas.
Olhos postos no embate com o Benfica na Liga dos Campeões
A Juventus tem um calendário apertado pela frente, com jogos cruciais tanto na Serie A como na Liga dos Campeões. Um dos momentos mais aguardados será o confronto com o Benfica, marcado para o dia 29 de janeiro de 2025, em Turim, numa partida que poderá ser decisiva para as aspirações europeias de ambos os clubes. O Benfica, atual campeão português, tem sido um adversário de peso nas competições europeias e promete dificultar a vida à formação italiana.
Francisco Conceição, que conhece bem o futebol português e o Benfica, poderá ter um papel importante nesse jogo, caso continue a merecer a confiança de Thiago Motta. O embate entre a Juventus e o Benfica será certamente um dos pontos altos da fase de grupos da Liga dos Campeões, com ambos os clubes a lutarem por um lugar nos oitavos de final.