Um evento na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para homenagear Carlo Ancelotti acabou por se tornar um foco de polémica. Os ex-treinadores Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão fizeram comentários classificados como “deselegantes” sobre a presença de técnicos estrangeiros, visivelmente constrangendo o selecionador.
O que era suposto ser um evento de homenagem e cordialidade na sede da CBF transformou-se num episódio de forte constrangimento para Carlo Ancelotti. Em encontro organizado pela Federação Brasileira de Treinadores (FBT), o selecionador brasileiro foi alvo de críticas abertas à presença de técnicos estrangeiros no país, proferidas por Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão.
A CBF cedeu o espaço para o evento, mas os dirigentes manifestaram desagrado com o teor dos discursos, que foram considerados “deselegantes e desnecessários”.
Desconforto na Homenagem
Ancelotti, que esteve no encontro e foi homenageado, terá ficado desconfortável com os comentários. Contudo, relatos indicam que o italiano reagiu de forma ponderada, demonstrando o seu papel de auxílio ao futebol brasileiro.
O ambiente ficou tenso com as declarações que colocaram o debate sobre a “invasão” de treinadores estrangeiros em foco, mesmo na presença de uma das maiores figuras mundiais da modalidade.
As Palavras Que Geraram Polémica
Oswaldo de Oliveira abriu as hostilidades, manifestando o seu desejo de ver um treinador brasileiro após a saída do italiano:
“Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito, se tivesse que ser, que fosse esse senhor [Ancelotti]. Torci para ser esse senhor. Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro.”
O discurso mais duro coube a Emerson Leão, que não hesitou em reiterar a sua aversão a técnicos de outras nacionalidades, admitindo que os próprios treinadores brasileiros são culpados pela situação:
“Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país […] Antes eu falava que eu não suportava, não suportaria treinadores (estrangeiros). […] Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso.”
O evento, que contou com a presença de membros da confederação, terminou com a polémica instalada e a discussão sobre a valorização do técnico brasileiro novamente no centro das atenções.
Carlo Ancelotti, o técnico mais vitorioso da história da principal competição de clubes do planeta — sem falar de títulos nas grandes ligas europeias —, tendo que escutar provocações de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira.
— Leandro Correia (@LeleCorreia2) November 4, 2025
É rir para não chorar.pic.twitter.com/VbVuqSrUum
![[VIDEO] Polémica! Ancelotti "ATACADO" durante Homenagem por ex-treinadores brasileiros! 1 Imagens Carlo Ancelotti](https://foradejogo.pt/wp-content/uploads/2025/11/Imagens-Carlo-Ancelotti-750x535.jpg)





