Avançado do Sporting decisivo na vitória por frente ao Azerbaijão de Fernando Santos
Viktor Gyökeres tem sido uma das figuras em destaque do campeonato português, mas o seu impacto não se limita ao futebol nacional. O avançado do Sporting voltou a ser convocado para a seleção da Suécia e fez jus à chamada, ao ser decisivo na vitória por 3-1 frente ao Azerbaijão, orientado por Fernando Santos.
O jogador, de 26 anos, jogou os 90 minutos na formação sueca e esteve em destaque ao contribuir com um golo e duas assistências no encontro realizado em Baku. Na primeira jornada do Grupo C1 da Liga das Nações, Gyökeres formou dupla de ataque com Alexander Isak, do Newcastle, e ambos causaram grandes dificuldades à defesa adversária.
O primeiro momento de destaque aconteceu aos 65 minutos, quando o número 9 do Sporting conduziu a bola pela ala direita e cruzou para trás, onde encontrou Isak, que não desperdiçou. Pouco depois, Gyökeres voltou a estar em evidência, desta vez ao lançar Isak em profundidade, com o avançado sueco a bisar. De notar que o Azerbaijão teve a oportunidade de marcar antes do intervalo, mas falhou uma grande penalidade, e viu ainda duas bolas embater nos postes nos instantes finais do jogo.
Ainda assim, as grandes figuras do encontro foram mesmo Gyökeres e Isak. Aos 80 minutos, Isak foi derrubado dentro da área e Gyökeres assumiu a responsabilidade do penálti, convertendo com sucesso para fazer o 3-0. O Azerbaijão ainda reduziu por Dadashov, mas a Suécia garantiu a vitória e os primeiros três pontos no grupo.
Com este jogo, Gyökeres eleva o seu registo para oito golos em seis partidas esta temporada — sete pelo Sporting e um pela seleção sueca —, além de ter somado uma assistência pelos leões e mais duas pela seleção.
Contratado por 23 milhões de euros no verão passado, depois de ter marcado 43 golos e feito 14 assistências na última época, o avançado sueco é já o melhor marcador da Liga 24/25 e lidera também a tabela de assistências. Gyökeresm atualmente com 26 anos, tem uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
“Fome” de golos
Um momento memorável marcou o encontro, protagonizado por Gyökeres e Isak. O avançado do Newcastle foi derrubado dentro da grande área, tendo a oportunidade de completar um “hat-trick” de penáltis. No entanto, decidiu ceder a cobrança da grande penalidade a Gyökeres. “estava com fome, eu também, mas eu disse-lhe que ele me tinha ajudado em dois golos, que podia marcar. Caso contrário, eu provavelmente teria procurado o meu ‘hat-trick’. Mas tens que ser um pouco generoso. O Viktor é um goleador muito confiável, então senti-me confortável em dar-lhe o penálti”, explicou Isak.