Avançado sueco tem sido um dos mais balados do mercado, viu a sua contração ser rejeitada em 2022
À luz do desempenho atual de Viktor Gyökeres no Sporting, parece quase inacreditável que o Lyon tenha rejeitado a oportunidade de contratar o avançado sueco em 2022, por um valor que hoje seria considerado uma verdadeira pechincha.
De acordo com informações reveladas ontem pelo Foot Mercato, o clube francês teve o dossiê do jogador sobre a mesa, mas Bruno Cheyrou, que na época liderava o departamento de recrutamento do Lyon, não ficou convencido. Naquele momento, Gyökeres alinhava pelo Coventry City, do Championship (II liga inglesa), e estava avaliado em cerca de 15 milhões de euros. Um ano depois, no verão de 2023, o Sporting teve de desembolsar 20 milhões de euros, aos quais se juntaram 4 milhões em bónus, para garantir a transferência do jogador.
Desde a sua chegada a Alvalade, Gyökeres tem sido uma máquina de golos. Com 71 jogos disputados pelo Sporting, soma já 67 golos e 18 assistências, números impressionantes que não passaram despercebidos aos gigantes do futebol europeu. Ainda esta semana, a Sky Alemanha noticiou o interesse do Manchester United no avançado sueco. Apesar de não haver propostas concretas até ao momento, um eventual negócio poderia significar o reencontro de Gyökeres com Ruben Amorim, que foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do jogador.
A decisão do Lyon em 2022 de ignorar o talento de Gyökeres sublinha a imprevisibilidade do futebol. O sueco, que custaria menos de metade do que o Sporting acabou por pagar, tornou-se agora um dos nomes mais cobiçados no mercado europeu, elevando o estatuto do Sporting e consolidando-se como uma das melhores contratações recentes do clube.