É oficial: Wimbledon acaba de anunciar um prémio monetário histórico para 2025, estabelecendo um novo recorde que abala o mundo do ténis. Os vencedores, tanto masculino como feminino, irão receber uma quantia nunca antes vista num Grand Slam.
Esta quinta-feira, o All England Club confirmou que os campeões do torneio mais prestigiado do mundo vão levar para casa um cheque de 3 milhões de libras, o equivalente a 3,5 milhões de euros.
Um Salto de 11% que Deixa a Concorrência para Trás
Este valor representa um aumento de 11% em relação a 2024 e, mais importante, define um novo padrão. Para se ter uma ideia da dimensão, o prémio de Wimbledon é um milhão de euros superior ao que Carlos Alcaraz e Coco Gauff receberam há poucos dias pela vitória em Roland Garros, tornando-o o maior prémio individual na história dos Grand Slams.
Chuva de Milhões para Todos os Participantes
Mas não são só os campeões a beneficiar. O bolo total de prémios também cresceu para um valor impressionante de 53,5 milhões de libras (62,8 milhões de euros), o dobro do que era distribuído há dez anos.
Num sinal claro de apoio a todos os atletas, até os jogadores que competem na primeira ronda terão um aumento de 10% nos seus ganhos, arrecadando 66.000 libras (cerca de 77.500 euros) apenas pela participação.
Os Números Chave de Wimbledon 2025
- Prémio dos Campeões: 3,5 milhões de euros (£3M)
- Prémio Total: 62,8 milhões de euros (£53,5M)
- Prémio 1ª Ronda: 77.500 euros (£66k)
- Aumento (Campeões): +11% em relação a 2024
- Aumento (Total): +7% em relação a 2024
Com esta decisão, o All England Club não só reforça o imenso prestígio de Wimbledon, como lança um desafio financeiro aos restantes grandes torneios do circuito mundial.