Esta temporada, a equipa catalã não conquistou qualquer competição
O treinador Xavi Hernández, que abandona o comando técnico do Barcelona no final da temporada, afirmou este sábado que tem a “consciência tranquila” quanto ao trabalho realizado, destacando que foi uma experiência de grande aprendizagem.
“Hoje falei sobre isso com a equipa técnica e os jogadores e penso que podemos estar orgulhosos, porque não foi uma situação fácil. Demos tudo. Penso que fizemos um bom trabalho, embora este ano não tenhamos atingido os nossos objetivos”, disse durante a conferência de imprensa que antecede o último jogo do campeonato contra o Sevilha.
O Barcelona anunciou esta sexta-feira a saída do ex-jogador do cargo de treinador no final da temporada. E Xavi garante que “O presidente [Joan Laporta] lhe explicou as razões que o levam a pensar que o clube precisa de uma mudança de direção, de treinador”, e que tem “de aceitá-lo e respeitá-lo, porque é ele que toma todas as decisões. Demos um aperto de mão, um abraço e desejámos felicidades um ao outro”.
O antigo jogador da cantera do Barça, clube onde conquistou todos os títulos possíveis como futebolista, assumiu o cargo de treinador em novembro de 2021 e, já como técnico, venceu uma Liga espanhola e uma Supertaça.
Na presente temporada, a equipa catalã não conquistou qualquer competição, terminou a Liga espanhola em segundo lugar, atrás do eterno rival Real Madrid, foi eliminada nos quartos de final da Taça do Rei, perdeu a Supertaça também para os merengues e foi afastada nos quartos de final da Liga dos Campeões pelo PSG.