O jornal Record conduziu uma extensa entrevista com o jogador espanhol, um dos alvos principais dos leões para 2026/27.
Yeremay Hernández não esconde conhecer bem o Sporting
O extremo espanhol respondeu a várias perguntas sobre o futuro, sem esquecer, também, o interesse leonino na sua contratação:
Tinha dito que queria sair com o Deportivo na 1.ª liga. Entende que esse objetivo já está concretizado ou agora pretende representar o clube no escalão principal?
“É verdade. O objetivo já está cumprido… Agora, estou tranquilo, tenho contrato e estou a pensar mais nas férias do que em futebol, porque passei muitos meses a pensar em futebol. Quero descansar e não pensar noutra coisa.”
Recebeu propostas para sair do Deportivo neste verão?
“Isso está com os meus agentes. Confio neles a 100 por cento, sempre confiei neles. Algumas vezes dizem-me coisas, mas, como já disse, confio neles e não penso em mais nada.”
Do Sporting, falaram consigo?
“Foram-me falando de coisas que saíram nos últimos anos, este ano, etc.”
Ninguém do Sporting falou com o Yeremay?
“Não, não, não.”
Nem com o seu agente?
“Não sei…”
Mas não tem a ambição de jogar na Liga dos Campeões?
“Sim, creio que todos os jogadores querem jogar na Champions, porque é seguramente a maior competição juntamente com o Mundial e é um objetivo de qualquer jogador. Se perguntar a qualquer jogador, vai responder-te que sim e eu também.”
O Sporting vai jogar a Champions na próxima época. Seria uma boa possibilidade para si?
“Já disse, creio que agora não posso pensar em nada que não é real. Neste momento, sou jogador do Deportivo e estou tranquilo e feliz. É evidente que todos os jogadores gostariam de algum dia jogar na Champions, é algo natural, não te posso mentir. Mas este não é o momento de pensar nisso, agora há que estar tranquilo, de desfrutar e ir de férias.”
Acompanhou a época do Sporting? Viu os jogos que fez na Champions?
“Sim, acompanhei a Champions. O Sporting fez uma competição muito boa, tem jogadores muito bons. O Luis Suárez, que estava no Almería, no ano passado joguei contra ele. Gosto muito do lateral-esquerdo, o uruguaio, o Maxi [Araújo], o médio centro de cabelo comprido, o Hjulmand, é muito bom, também. Aquele que joga a extremo-direito [Geny Catamo], o Trincão também é muito bom… Têm jogadores muito bons. O guarda-redes [Rui Silva] também esteve em Espanha. Tem jogadores muito bons e agora contrataram o Zalazar. Coincidi nas camadas jovens do Deportivo com o irmão dele…”
Conhece muitas coisas do Sporting…
“Sim, claro, porque acompanho as grandes equipas. E acompanho a Champions, também. Sei que o Sporting perdeu com o Arsenal, sigo muitas equipas.”
Luis Suárez jogou na 2.ª liga espanhola e agora brilha em Portugal, onde acabou de ser o melhor marcador do campeonato. É um exemplo que o Yeremay poderia seguir?
“A verdade é que fez uma boa temporada. Sempre marcou golos e na época passada também marcou muitos golos. É um grandíssimo jogar e seguramente que é um exemplo para mim e para muita gente.”
Se o Sporting lhe apresentasse uma proposta agora, qual seria a sua reação?
“O Sporting é um clube grande, um clube muito grande, com jogadores muito bons, estrelas, mas não posso dizer mais nada. Estou no Deportivo, gosto muito do Deportivo e tenho contrato com o clube. Então, o que posso dizer é que estou muito tranquilo. Há rumores, muita gente fala, prefiro deixar tudo nas mãos dos meus agentes, que me ajudam nisso, e nas mãos do clube. Tenho uma relação muito boa com o clube, então estou tranquilo. Estou feliz na minha casa e aconteça o que acontecer no final, estou tranquilo, porque fiz o meu trabalho, ajudei o Deportivo a subir à segunda e agora à primeira, dou sempre tudo pelo clube.”
Acompanha muito o futebol português…
“Gosto de ver futebol. Vi o Sporting e o Benfica na Champions, que jogou contra o Real Madrid. Acompanho os grandes, gosto de ver boas equipas.”
Chegou-se a falar no interesse do Benfica em si. Até si chegou alguma coisa?
“Não.”
É um orgulho para si ver o seu nome associado a clubes que jogam na Champions?
“Digo sempre aos meus amigos que quando era pequeno não sonhava sequer que falassem em mim. E agora, olha… É um orgulho para mim.”
Gostaria de jogar com Zalazar?
“Gosto de jogar com os bons jogadores. E ele é muito bom.”
Yeremay: “Deixo tudo nas mãos do Depor e dos meus agentes”
O Yeremay foi um dos jogadores que ajudou o Deportivo a vir da 3.ª Divisão a La Liga. Como foi essa viagem?
“Foi duro, mas também bonito, porque foram várias subidas de divisão. Nunca me irei esquecer do que vivi.”
Que Deportivo teremos na La Liga?
“Creio que será igual, com muita ambição e a querer ganhar sempre.”
O que sentiu quando ouviu os adeptos cantarem o seu nome durante a festa?
“Um prazer, um orgulho, uma felicidade muito grande. Desde que cheguei à equipa principal, sempre me deram muito carinho, sempre me apoiaram. Qualquer jogador fica feliz quando os adeptos o apoiam”
E a pedirem-lhe para que fique no Deportivo…
“O carinho que me deram e dão os adeptos do Deportivo foi sempre grande, sempre estiveram comigo a apoiar-me. Pedem-me, porque têm carinho e porque vivemos coisas muito bonitas nestes anos.”
E vai satisfazer esse pedido dos adeptos?
“Tenho contrato até 2030 e não penso em mais nada que não seja ir de férias. Tenho muita vontade de ir de férias com a minha família e os meus amigos.”
Mas a sua vontade é de continuar no Deportivo?
“Tenho contrato, não posso dizer mais nada para além disso, é o que existe.”
A direção disse que o Yeremay só sai do clube se quiser…
“Sempre me disseram isso. A verdade é que eu apostei sempre no Deportivo, sempre, e em momentos em que seguramente muita gente teria ido para outra equipa. Por isso é que o clube tem muito carinho por mim. Estou tranquilo e só quero desfrutar deste momento. Deixo tudo nas mãos do clube e dos meus agentes.”
Tem uma dívida de gratidão com o clube, por tudo o que fez por si nesta caminhada?
“Sim. Disse-o sempre. O Deportivo deu-me muitíssimo e devo-lhe tudo, porque cheguei aqui muito pequeno, cresci e tenho muito carinho por toda a gente no clube, por todos os trabalhadores em geral.”
Esta foi uma época difícil, devido aos problemas físicos que teve. Disse que quer sair pela porta grande, isso significa que quer jogar pelo Deportivo na La Liga?
“A lesão [pubalgia] é complicada, porque é uma lesão que te permite jogar, mas não te permite fazeres o teu jogo.”
Se tiver de ficar no Deportivo, será com satisfação?
“Sim, é a minha casa, estou aqui há muitíssimos anos. Seja mais um ano, dois ou cinco, é a minha casa. Tenho um grande carinho por todos, conheço a cidade, as pessoas querem-me muito, sou feliz no Deportivo, claro que sou feliz.”
Yeremay: “Não sei o valor da cláusula”
É verdade que a sua cláusula de rescisão subiu para 150 milhões de euros? É muito dinheiro…
“[Muitos risos] Quer que lhe diga? Não sei o valor da cláusula. Não tenho ideia…”
Antes era de 50 M€?
“Antes, sim, mas agora não sei, a sério. É verdade… Os meus representantes sabem, confio neles, e deixo tudo o que diz respeito a isso com eles.”









