Surfista portuguesa torna-se na primeira mulher do país a qualificar-se para o Championship Tour da WSL.
A portuguesa Yolanda Hopkins escreveu esta quinta-feira uma das páginas mais importantes da história do surf nacional. A atleta algarvia qualificou-se para as meias-finais do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, e garantiu matematicamente o apuramento para o circuito principal da World Surf League (WSL) em 2026.
Primeira portuguesa na elite mundial
Com esta conquista, Yolanda Hopkins, de 27 anos, torna-se na primeira mulher portuguesa a alcançar o Championship Tour (CT), a mais prestigiada competição do surf mundial, juntando-se assim aos nomes de Tiago Pires e Frederico Morais, que representaram Portugal no circuito masculino.
Na quarta bateria dos quartos de final, Hopkins superou a australiana Ellie Harrison com um total de 10,67 pontos (6,17 e 4,50), contra 10,07 (5,50 e 4,57) da adversária. O resultado assegurou não apenas o apuramento para as meias-finais da etapa brasileira, como também a entrada direta no top-7 feminino das Challenger Series, que garantem vaga na elite em 2026.
Encontro com uma veterana australiana
A surfista portuguesa vai agora medir forças com a experiente Sally Fitzgibbons, antiga número um mundial, numa meia-final que promete emoção e alto nível competitivo. Do outro lado da grelha, as irmãs bascas Annette e Janire Gonzalez Etxabarri disputarão o outro lugar na final.
Etapa decisiva em Saquarema
O Saquarema Pro, disputado na Praia de Itaúna, é a quinta e penúltima etapa das Challenger Series, circuito que distribui 10 vagas para os homens e sete para as mulheres no Championship Tour de 2026. O período de competição decorre até 19 de outubro.
Com o feito alcançado, Yolanda Hopkins confirma-se como a grande embaixadora do surf português e uma das sensações da temporada.







