Com a saída do astro francês será mais difícil chegar aos valores pretendidos pela Ligue 1
O iminente “adeus” de Kylian Mbappé do PSG no final da temporada, com destino aparentemente ao Real Madrid, está a deixar a liga francesa numa posição delicada. O avançado é atualmente a principal estrela de um campeonato que sempre foi considerado um dos menos atrativos entre os “big five”.
Qualquer esperança de que o talentoso jogador permanecesse no clube foi dissipada quando o próprio Mbappé admitiu, num vídeo, a sua saída do Parque dos Príncipes. Agora, o organismo responsável pelo futebol profissional em França está a fazer contas, pois ainda não encontrou um comprador para os direitos televisivos do período entre 2024 e 2028.
De acordo com o jornal ‘Marca’, embora o campeonato francês esteja a perder telespectadores, a liga pretendia angariar 800 milhões de euros pelos direitos de TV nos próximos quatro anos. No entanto, com a saída nos últimos anos de figuras como Lionel Messi, Neymar, Sergio Ramos, Di María, Cavani, Zlatan Ibrahimovic e agora Kylian Mbappé, todos do PSG, será certamente mais difícil alcançar esses valores.
A esperança recai sobre a BeIN Sports, que é propriedade do Qatar. Há alguns meses, o presidente francês, Emmanuel Macron, reuniu-se no Palácio do Eliseu com o presidente da Liga, representantes da BeIN Sports, Nasser Al-Khelaïfi, presidente do PSG, e o próprio Mbappé, numa tentativa de promover o futebol francês. Contudo, não se chegou a um acordo e estima-se que, após a saída de Mbappé, a Liga possa perder cerca de 200 milhões de euros nas negociações.