Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona faleceu aos 24 anos.
Foi a própria World Athetics que informou que o atual recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum, faleceu este domingo vítima de um acidente de viação. Entretanto o comandante da polícia do condado de Elgeyo Marakwet, Peter Mulingeconfirmou também a notícia e informou também que no automóvel seguia também o treinador do corredor queniano, Gervais Hakizimana e que também morreu no acidente.
Segundo o relato da também corredora queniana Milcah Chemos à AP, o acidente aconteceu entre as cidades de Eldoret e Kaptagat, na parte oeste do Quénia, uma zona reconhecida e muito procurada pelos treinos em grande altitude.
“A World Athletics lamenta profundamente a notícia da morte do recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum, que morreu num acidente de viação, aos 24 anos. O seu treinador, Gervais Hakizimana, que estava no carro com Kiptum, também morreu no acidente”, comunicou o organismo que rege o atletismo mundial.
Kitpum era um dos valores emergentes do atletismo mundial, tendo se estreado na maratona com o fantástico tempo de 2:01.53 horas, em dezembro de 2022, para, menos de um ano depois, apenas na sua terceira maratona, destronar o recorde do mundo, fixando o novo mínimo em 2:00.35, Kelvim tornou-se assim o primeiro a correr a baixar a fasquia das duas horas e um minuto, deixando antever que não iria demorar para baixar das duas horas.
Kelvin estava actualmente em treinos e era uma das grandes esperanças para o ouro nos próximos jogos Olímpicos.
O antigo primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, reagiu à morte do atleta, expressando as suas condolências:
“Uma notícia devastadora. Lamentamos a perda de uma pessoa notável, Kelvin Kiptum, recordista mundial e ícone do atletismo queniano. Juntamente com o seu treinador, faleceu tragicamente num acidente este domingo. As minhas mais sinceras condolências aos seus entes queridos, amigos e a toda a fraternidade do desporto. A nossa nação está de luto pela perda profunda de um verdadeiro herói”.
As imagens do acidente impressionam, percorra a galeria em cima e veja o estado em que ficou o veículo em que seguia Kelvin Kiptum.