O selecionador nacional, Patrice Lagisquet revelou esta manhã os 33 convocados de Portugal para o Mundial de Râguebi, na França.
Os avançados José Rebelo de Andrade e Kevin Batista, bem como os três quartos António Vidinha e Danny Antunes, não foram incluídos na lista dos 33 jogadores convocados para o Mundial de Râguebi de 2023, que terá lugar em França. A divulgação desta seleção foi feita pela Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).
Rebelo de Andrade sofreu uma lesão durante um treino conjunto com a seleção da Irlanda no início deste mês, o que colocou a sua presença em dúvida. O selecionador Patrice Lagisquet tinha referido que esperaria até ao último momento para tomar uma decisão sobre a inclusão do 2.ª linha da Agronomia.
Kevin Batista (Floriac), António Vidinha (Cascais) e Danny Antunes (Lille) não constavam do boletim clínico mais recente divulgado pela FPR há uma semana, mas acabaram por não ser incluídos na lista final de 37 jogadores que Patrice Lagisquet levou para o estágio em Font-Romeu, já em solo francês.
Assim, o treinador da seleção optou por incluir os seguintes jogadores no seu grupo de trabalho: António Machado Santos (Belenenses), David Costa (Direito), Diogo Hasse Ferreira (Dax, França), Francisco Fernandes (Béziers, França), Francisco Bruno (Direito) e Anthony Alves (Mont Marsan, França) como pilares. Duarte Diniz (Direito), Lionel Campergue (Bassin Dárcathon, França) e Mike Tadjer (Perpignan) atuarão como talonadores.
Na posição de 2.ª linha, que não contará com Rebelo de Andrade e Kevin Batista, os selecionados são José Madeira (Grenoble, França), Duarte Torgal (Direito), Martim Belo (Cascais) e Steevy Cerqueira (Chambéry, França).
O restante “pack” avançado será composto pelos 3.ªs linhas Manuel Picão (Direito), Nicolas Martins (Charente, França), Rafael Simões (CDUL), João Granate (Direito), Thibault de Freitas (Floriac, França) e David Wallis (Belenenses).
O par de médios será formado por João Belo (CDUP), Pedro Lucas (Belenenses) e Samuel Marques (Béziers, França), enquanto Jerónimo Portela (Direito) e Joris Moura (Valence Romans, França) atuarão como aberturas.
Nas linhas atrasadas, os centros escolhidos são José Lima (Narbonne, França), Tomás Appleton (CDUL) e Pedro Bettencourt (Oyonnax, França). As posições de ponta serão ocupadas por Rodrigo Marta (Colomiers, França), Vincent Pinto (Colomiers, França), Manuel Cardoso Pinto (Agronomia) e Raffaele Storti (Béziers, França).
A lista de jogadores é completada pelos defesas Nuno Sousa Guedes (CDUP) e Simão Bento (Mont Marsan, França) nas linhas atrasadas. A seleção portuguesa competirá no Mundial de Râguebi pela segunda vez na sua história, tendo a primeira ocorrido em 2007, também em solo francês.
Portugal foi colocado no Grupo C, onde enfrentará o País de Gales (16 de setembro), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (1 de outubro) e as Ilhas Fiji (8 de outubro). O Mundial de Râguebi de 2023 decorrerá entre 8 de setembro e 28 de outubro em França.