Pogačar perde a LIDERANÇA em dia de ESTREIA no Tour de França

Biniam Girmay

Biniam Girmay

Etapa marcada pela ausência de fugas

A terceira etapa do Tour de França, teve início em Placência, sendo o risco de meta estava situado em Turim, com os ciclistas a terem de percorrer 230,8 quilómetros.

Biniam Girmay, um sprinter de 24 anos da Intermarché-Wanty, tornou-se o primeiro ciclista eritreu a vencer uma etapa na Volta a França, destacando-se no sprint final em Turim.

A jornada ficou marcada pela ausência de fugas e terminou com Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) a assumir a camisola amarela.

Apesar da nova regra dos 5 km, que ampliou a zona para as equipas de sprinters prepararem o final, uma queda nos últimos dois quilómetros fragmentou o pelotão.

Todos os ciclistas foram creditados com o mesmo tempo, mas Carapaz, que chegou em 14.º lugar, acumulou pontos suficientes para destronar Tadej Pogačar (UAE Emirates), que terminou tranquilamente na 38.ª posição, dois lugares à frente de Remco Evenepoel (Soudal- Quick Step), que também poderia ter assumido a liderança, mas optou por não o fazer.

A etapa mais longa foi considerada um grande tédio, pois a alta velocidade do pelotão (média final de 42,375 km/h) desincentivou as tentativas de fuga, mantendo os corredores juntos até aos quilómetros finais, reservando a emoção para o sprint.

Na reta final em Turim, Mads Pedersen, lançado pela Lidl-Trek, atacou demasiado cedo, permitindo que Girmay fizesse história ao vencer num sprint apertado, à frente do colombiano Fernando Gaviria (Movistar) e do belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny). Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Mark Cavendish (Astana), atrasados pela queda, chegaram nos últimos grupos.

Em relação aos portugueses em ação, Rui Costa foi 91º e João Almeida (UAE Emirates), foi 97º, subindo ambos um lugar na geral, já Nelson Oliveira (Movistar) finalizou o dia na 34ª posição e mantem o 58º posto da geral.

Exit mobile version