Portugal escreveu, esta quinta-feira, a primeira página de glória num Campeonato de Mundo de futebol feminino.
As navegadoras de Portugal venceram, por 2-0, o Vietname, em Hamilton, na Nova Zelândia, e averbaram o primeiro triunfo das quinas no certame. A seleção nacional dominou do princípio ao fim, beneficiando de duas mãos cheias de oportunidades.
Os golos acabaram por ser apenas dois, mas o perfume luso estendeu-se de forma sistemática, nomeadamente na primeira parte em que as pupilas de Franciso Neto chegaram a beneficiar de largos períodos de domínio. O primeiro golo de Portugal num Mundial acabou por surgir logo aos sete minutos: após cruzamento de Lúcia Alves, a avançada do Marítimo Telma Encarnação a aplicar o golpe fatal.
Pouco depois, aos 20 minutos, Telma Encarnação vestiu a pele de assistente e serviu Telma Nazareth, uma das melhores jogadoras em campo, para o segundo remate certeiro do encontro. Ao longo da partida, Patrícia Morais pouco fez já que os holofotes estiveram quase sempre virados para a ‘trincheira’ rival.
Com este triunfo, Portugal soma os primeiros três pontos na competição, um atrás de Países Baixos e Estados Unidos que lideram este Grupo E. Para a seleção das quinas chegar aos ‘oitavos’ terá agora de protagonizar um enorme escândalo e vencer a vigente campeã do Mundo, Estados Unidos, no derradeiro duelo deste grupo.
Onze de Portugal: Patrícia Morais; Lúcia Alves, Carole Costa, Ana Seiça e Joana Marchão; Andreia Jacinto, Tatiana Pinto e Kika Nazareth; Ana Borges, Telma Encarnação e Jéssica Silva.
Onze do Vietname: Tran Thi Kim Thanh; Luong Thi Thu Thuong, Tran Thi Thu, Hoang Thi Loan, Le Thi Diem My e Tran Thi Thu Thao; Thai Thi Thao, Duong Thi Van, Nguyen Thi Thanh Nha e Nguyen Thi Bich Thuy; Huynh Nhu.