Vitória ao sprint para Romain Grégoire (Com Vídeo)

Romain Grégoire

Romain Grégoire

Mikel Landa (Soudal – Quick Step) sofre queda e desiste

A quinta etapa da Volta ao País Basco que fazia a ligação Vitoria-Gasteiz – Amorebieta-Etxano e contava com 175,9km de distância, ficou mais uma vez marcada pela desistência de Mikel Landa (Soudal – Quick Step) que era mais um dos favoritos à vitória final.

Após a exigente jornada de ontem, os ciclistas que ainda permaneciam na Volta ao País Basco enfrentaram mais um dia desafiante sobre as estradas. Demonstrando uma determinação incansável, o pelotão pedalou com vigor, cobrindo mais de 50 quilómetros na primeira hora de corrida, o que impediu a formação de uma fuga. Contudo, a 94 quilómetros do final, ocorreu uma queda envolvendo Mikel Landa e Gil Gelders, ambos da equipa Saudal, juntamente com Gonzalo Serrano e Pelayo Sanchez da Movistar Team. Infelizmente, Landa foi obrigado a abandonar devido a uma possível fratura na clavícula. Sem estes quatro ciclistas em prova, Sepp Kuss da Visma e Isaac del Toro da UAE Emirates protagonizaram o primeiro ataque significativo.

Os dois escaladores atacaram na primeira grande subida do dia, contudo, o pelotão liderado pela Lidl-Trek não concedeu grande margem a este duo perigoso e, a 63 quilómetros do final, o grupo estava compacto. Após um breve período de acalmia, surgiram mais ataques, desta vez de um grupo bastante numeroso. À entrada do circuito final, destacaram-se Johannes Staune-Mittet da Visma, Mauro Schmid da Jayco Alula, Harrison Wood, Mathieu Burgardeau da Total Energies, Martijn Tusveld da DSM-Firmenich, Enekoitz Azparren da Euskaltel – Euskadi, Iván Cobo da Kern Pharma, Jimmy Jansens da Alpecin – Deceuninck e José Manuel Diaz da Burgos-BH.

Com uma ascensão bastante íngreme pela frente e diferenças curtas entre o pelotão e a fuga, aliadas ao aumento de ritmo da UAE Team Emirats, os ataques culminaram no fim da fuga antes mesmo do topo.

Santiago Buitrago da Bahrain-Victorious atacou antes da ascensão e chegou a integrar um pequeno grupo à frente do pelotão. No entanto, foi rapidamente alcançado, destacando-se novamente no grupo que foi alcançado na subida de Muniketagaina. O último sobrevivente foi Remy Rochas da Groupama – FDJ, após Isaac del Toro, Oscar Onley da DSM-Firmenich e Bruno Armirail da Decathlon AG2R terem sido alguns dos ciclistas a chegarem à frente.

Os ciclistas estavam dispersos pela estrada e, até ao topo, uma aceleração no pelotão de Maximilian Schachmann da Bora-Hansgrohe voltou a reunir o pelotão e os fugitivos. Buitrago tentou na descida, mas o líder Mattias Skjelmose fechou o espaço, e foi já numa subida não categorizada que Brandon McNulty da UAE Emirates tentou a sua sorte. O brilhante desempenho de Tao Geoghegan da Lild-Trek conseguiu anular esta ofensiva.

Ainda ocorreram alguns ataques adicionais, com Carlos Rodriguez da Ineos tentando uma antecipação, mas a vitória acabou por ser decidida num sprint. Schachmann arrancou de longe, alcançando Rodriguez, mas na sua roda vinham Romain Gregoire da Groupama – FDJ e Orluis Aular da Caja Rural, que, lado a lado, disputaram a vitória. Schachmann ficou em terceiro lugar na etapa.

Mattias Skjelmose (Lild-Trek) continua líder, Schachmann (Bora-Hansgrohe) é agora segundo classificado e Juan Ayuso desceu a terceiro a quatro segundos do dinamarquês da Lild-Trek

Quanto a Nélson Oliveira (Movistar Team) foi 50º na etapa, sendo atualmente na 30ª posição da geral.  

Exit mobile version