O clube já se tinha “auto-excluído”, mas agora é mesmo oficial, a Juventus está excluída das competições europeias por um ano…
Para além desta sanção o clube de Turim foi ainda multado em 20 milhões de euros, sendo que metade deste valor (10 milhões de euros) fica, para já, em suspenso. Caso os orçamentos anuais do clube para este e para os dois anos seguintes não cumpram os requisitos do Fair Play Financeiro da UEFA, este montante terá de ser pago.
Com esta decisão a Fiorentina, equipa que terminou o campeonato italiano no 8.º lugar, com menos um ponto do que a Juventus, será a equipa que irá ocupar a vaga deixada pelo emblema de Turim e seguirá assim para a UEFA Conference League.
Esta decisão surge depois de um longo processo, que levou a Federação Italiana de Futebol (FIGC) a punir o clube de Turim com uma dedução de 10 pontos na Serie A em maio passado, agora essa sanção é alargada à esfera da UEFA e com este acordo tudo ficará sanado e limpo. Por outro lado, a própria Juventus vê esta oportunidade como um novo início de boas relações com a UEFA, depois de um tumultuoso período de discórdia no consulado de Andrea Agnelli e a tentativa de criação da superliga.
Entretanto, a UEFA informou também que o Chelsea foi multado em 10 milhões de euros por ter violado “os regulamentos de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA como resultado do envio de informações financeiras incompletas”.